Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

 

Fale com a EJUD2

FAQ

Presencial

A carga horária semestral a ser cumprida pelos Juízes vitaliciandos consoante disposto no art. 3º, § 2º da Resolução nº 01/2008 da ENAMAT, é de 40 horas semestrais. Para juízes vitaliciados, consoante disposto no art. 3º, da Resolução nº 09/2011 da ENAMAT é de 30 horas semestrais.

Para averbar os certificados de cursos realizados fora da EJUD, o magistrados deverá enviar e-mail, com certificado do curso, para ejud2@trtsp.jus.br solicitando averbação.

Os critérios adotados para averbar as horas de cursos externos estão dispostos no art. 3º, §1º, inc. II da Resolução nº 09/2011 da ENAMAT. Para cursos externos, é limitado a 8 horas no semestre. Para cursos realizados em outras Escolas Judiciais no âmbito da Justiça do Trabalho a carga horária é integral.

Para averbar os certificados de cursos realizados fora da EJUD, o magistrados deverá enviar e-mail, com certificado do curso, para ejud2@trtsp.jus.br solicitando averbação.

Após a conclusão dos cursos, a EJUD2, em até dez dias úteis, faz o lançamento do evento no SIGEP.

Após a conclusão dos cursos, a EJUD2, em até dez dias úteis, informa os aprovados no evento para a Secretaria de Gestão de Pessoas lançar a finalidade no SIGEP.

Para os servidores, a área responsável pela averbação de certificados de capacitação externa é a Secretaria de Gestão de Pessoas.

A confirmação é realizada, em geral, em dois dias antes de começar o evento e é enviada diretamente ao e-mail institucional do magistrado ou servidor.

EaD

Curso on-line é um curso a distância realizado pela Internet. Este tipo de curso é disponibilizado em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). O aluno acessa o AVA, entra no curso e desenvolve as atividades solicitadas de acordo com o cronograma proposto. A EJUD2 oferece cursos on-line na plataforma Moodle (AVA).

Cada curso EAD da EJUD2 se destina a um público-alvo específico. Em geral, os cursos são ofertados para magistrados e servidores ativos deste Regional, incluindo servidores removidos ou cedidos por outros Tribunais que estejam em exercício no TRT-2. Verifique esta informação na divulgação do curso no site da EJUD2.

Curso autoinstrucionais são organizados para que o aluno aprenda de forma autônoma. Esta modalidade não prevê a presença do tutor para acompanhar o aluno ao longo do curso. A avaliação da aprendizagem é feita através de questionários objetivos.  Ao participar de cursos autoinstrucionais, o estudante pode organizar o seu horário de estudos com flexibilidade, respeitando unicamente a data de início e final do curso.

Cursos colaborativos são organizado em unidades através do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Este tipo de curso prevê a presença de um tutor que acompanha o aluno ao longo do curso. Os participantes (tutor e alunos) podem acessar o curso sem a necessidade da presença conjunta no mesmo horário. A avaliação é formativa, ou seja, o tutor avalia a participação do aluno nas atividades propostas ao longo do curso, que podem incluir fóruns, tarefas dissertativas ou questionários objetivos entre outros. Neste tipo de curso, o aluno pode organizar o seu horário de estudos com certa flexibilidade, sempre considerando o guia de aprendizagem da unidade, no qual constam as atividades que serão desenvolvidas naquela semana e o prazo limite para inserção de sua colaboração. Os cursos desenvolvidos em sala de aula colaborativa assíncrona representam uma forma dinâmica e interativa de aprendizagem colaborativa.

Não.  Segundo o Ato nº4/2008, a Secretaria da EJUD2 enviará ao setor competente a lista dos aprovados para averbação e análise do preenchimento dos requisitos legais.

Necessitando de certificação para outros fins, após haver recebido o e-mail de conclusão do curso informando sobre sua aprovação, envie uma solicitação conforme modelo a seguir:

para eadpedagogico@ejud2.trt2.jus.br, especificando no campo assunto Certidão de Curso e no corpo da mensagem informe seu nome, matrícula, lotação, telefone para contato, nome do curso, turma, início e término e a justificativa para a emissão da certidão.

Apenas os conhecimentos em nível de usuário de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens via e-mail) e navegação em páginas da web. Toda a atividade dos cursos acontece na página web do nosso AVA (ambiente virtual de aprendizagem), o Moodle.

Por se tratar de um curso on-line, o requisito operacional mínimo é dispor de acesso regular à Internet. Por acesso regular entende-se a possibilidade de acessar diariamente a Internet por meio de uma conexão estável. Em geral, aqueles que conseguem navegar em páginas da web e comunicar-se através de correio eletrônico (e-mail) dispõem deste requisito operacional mínimo. Além destes requisitos operacionais, o curso requer uma dedicação diária para leitura de textos e mensagens que serão encaminhadas pelo professor e demais alunos.

Sim. Em cada um dos cursos há um espaço de fórum chamado Suporte ao aluno. Neste fórum são postadas as dúvidas dos alunos com relação a dificuldades operacionais ou administrativas.

Não. O aluno precisará apenas de seu e-mail institucional e de navegadores para web atualizados (Chrome, Internet Explorer, Firefox, Opera ou similar).

Não. Os cursos EAD são oferecidos com datas específicas de início e término. É preciso observar o período de realização do curso na página de inscrições.

Os alunos que preencherem os requisitos para inscrição no curso receberão um e-mail de confirmação com os dados para acesso.

Os alunos são cadastrados no Moodle pela equipe da Coordenadoria de EAD. Caso você não tenha cadastro no Moodle e deseje fazer um curso EAD, basta se inscrever no curso desejado que os dados de acesso ao Moodle serão enviados na confirmação da inscrição.

Para sugerir novos cursos EAD para a EJUD entre em contato com a Coordenadoria de EAD através do e-mail ead@ejud2.trt2.jus.br

Para ser tutor, você precisa ter qualificação prévia em docência on-line e Moodle (da EJUD2 ou externo) ou ter experiência prévia como tutor de cursos EAD. Conforme Ato nº 2/2013, envie seu currículo para ejud2@trtsp.jus.br para avaliação do Conselho Consultivo da EJUD2, indicando as disciplinas nas quais deseja atuar. Para mais informações sobre como funciona a tutoria em EAD da EJUD2, leia o Ato nº1/2018.

Para ser conteudista você precisa ter experiência na elaboração de conteúdo didático para EAD, curso de formação de conteudista ofertado pela EJUD2 ou curso equivalente de órgão externo. Envie seu currículo ou link do lattes para eadpedagogico@ejud2.trt2.jus.br para cadastro no banco de conteudistas da EJUD2, indicando os temas sobre os quais está qualificado para produção de conteúdo. Para mais informações sobre como funciona a produção de conteúdo em EAD da EJUD2, leia o Ato nº1/2018.

Rolar para o topo