Serviço de Informações ao Cidadão - SIC
O art. 5º, inciso XXXIII, da Constituição Federal garante a todo cidadão o direito de obter dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, coletivo ou geral.
A Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação - LAI, regulamenta o direito de qualquer pessoa solicitar e receber informações relativas a órgãos e entidades públicas de todos Poderes, à exceção dos casos em que a divulgação indiscriminada traz riscos à sociedade ou ao Estado.
A Resolução n.215/2015 do Conselho Nacional de Justiça determina a utilização de procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente e em linguagem de fácil compreensão, para garantir o cumprimento da LAI na esfera do Poder Judiciário.
O art. 9° da LAI instituiu como dever do Estado a criação de um ponto de contato entre a sociedade e o setor público - o Serviço de Informações ao Cidadão - SIC.
Cabe à Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região gerir o Serviço de Informações ao Cidadão no âmbito deste Regional: atender os cidadãos sobre pedidos de informação com base na LAI, orientar sobre a tramitação de documentos e requerimentos e entregar as respostas aos solicitantes, na forma do art. 11 da Resolução CNJ n° 215.
O serviço de busca e fornecimento da informação com base na LAI é gratuito, podendo, entretanto, haver custos de serviços e materiais utilizados na reprodução e envio de documentos, salvo na hipótese de isenção, decorrente da situação econômica do solicitante, na forma da Lei n° 7.115/1983.
É proibido exigir do solicitante que informe os motivos de seu pedido. Contudo, o Órgão ou entidade solicitado pode dialogar com o cidadão para entender melhor a demanda e ser mais preciso em sua resposta.
O órgão ou entidade solicitada tem até vinte dias para atender ao pedido. Esse prazo pode ser prorrogado por mais dez dias, mediante justificativa expressa.
Como entrar em contato?
Utilize o formulário abaixo para fazer a sua manifestação
Ou acesse a Ouvidoria pelos seguintes meios:
Telefone: (11) 3150-2000 - ramais: 2313 / 2312 / 2994 / 2995 - Atendimento das 11h30 às 19h
Pessoalmente/Por correspondência: Rua da Consolação, 1272 – 7º andar – Atendimento das 11h30 às 18h00
E-mail: ouvidoria@trtsp.jus.br
por Ouvidoria (ouvidoria@trt2.jus.br)