Destaques

Evento em parceria com o Museu das Favelas

Telepresencial e Presencial

Data: 14 e 15/05/2026
Horário: 14/05, das 17h às 19h, e 15/05, das 10h às 13h
Modalidade: Palestra telepresencial (Zoom) e visita presencial
Carga horária: 7 horas-aula, sendo 2 horas-aula (palestra) e 5 horas-aula (visita)
Público-alvo da Palestra: Magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e público externo
Público-alvo da Visita ao Museu das Favelas (20 vagas): Magistrados(as) e servidores(as) do TRT-2
 

Realização

Ejud-2

Objetivo geral

Proporcionar uma formação crítica e reflexiva sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira, capacitando os participantes a identificar as engrenagens de desigualdade institucional e a reconhecer a importância da igualdade material e da preservação da memória periférica como ferramentas de justiça e dignidade humana.

Objetivos específicos

  • Diferenciar o racismo como atitude individual do racismo como fenômeno estrutural e histórico que molda as instituições brasileiras.
  • Analisar criticamente o conceito de "neutralidade formal" do sistema de justiça em contraste com as assimetrias sociais persistentes.
  • Compreender o conceito de igualdade material (substancial) como superação da igualdade meramente documental ou jurídica.
  • Refletir sobre a própria posição social e a responsabilidade ética individual e institucional no combate às vulnerabilidades impostas pela estrutura racial.
  • Valorizar a história e a identidade das populações periféricas como centros de produção de saber, e não apenas como locais de carência.
  • Identificar e propor posturas ou protocolos institucionais que possam mitigar vieses inconscientes e promover a proteção efetiva de grupos vulnerabilizados.

Programação

Dia 14/05, das 17h às 19h | Palestra: Para Além da Neutralidade: Racismo Estrutural, Justiça e o Desafio da Igualdade Material (Telepresencial) | Palestrante: Danielle Almeida

Dia 15/05, das 10h às 13h | Visita ao Museu das Favelas (Presencial)

Currículo

  • Gerente de Desenvolvimento Institucional no Museu das Favelas, onde atua na formulação de estratégias que articulam cultura, formação crítica e fortalecimento institucional, com ênfase na democratização do acesso a direitos e na valorização das epistemologias produzidas nas periferias
  • Mestra em Ciências da Educação pela Universidade de Monterrey (UDEM, México)
  • Foi docente e pesquisadora convidada do Programa de Estudos Independentes do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) e pesquisadora da Academy of the Arts of the World, na Alemanha, desenvolvendo investigações sobre cultura, poder e processos de exclusão institucional, com foco em políticas de inclusão e ações afirmativas para populações negras
  • Coordenou o primeiro estudo sobre o perfil do afroempreendedorismo na América Latina, contribuindo para o debate público sobre desigualdade estrutural e desenvolvimento econômico
  • Atua na interseção entre arte, educação e desenvolvimento institucional, com trajetória dedicada à promoção da justiça racial e econômica na América Latina. Sua atuação combina pesquisa, formação e desenho estratégico de políticas e projetos voltados à equidade e à ampliação de direitos.
     

Importante

Serão certificadas 2 horas-aula aos(às) participantes que comprovarem frequência na palestra por meio de assinatura da lista de presença que será disponibilizada durante a apresentação e 5 horas-aula aos(às) participantes da visita presencial ao Museu das Favelas.

Haverá traslado, ida e volta, para os(as) participantes que forem visitar o Museu das Favelas no dia 15/05. A saída será às 8h20, partindo do Fórum Ruy Barbosa (térreo), e o retorno ao Fórum será às 14h.

Serão disponibilizados os seguintes recursos de acessibilidade: intérprete de Libras.

Notícias da EJUD

Atualizado em 06/03/2026
por Escola Judicial
Rolar para o topo