Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Audiências e Sessões

Audiências

As audiências na 1ª instância ocorrem das 8h às 18h, de forma presencial, telepresencial ou semipresencial, de acordo com a designação.

Para conferir informações sobre como participar das audiências nos diferentes formatos, acesse este vídeo aqui.

Na modalidade presencial, todos os participantes comparecem fisicamente à vara do trabalho. Para conferir a localização das unidades, clique aqui.

Na modalidade semipresencial, pelo menos um dos participantes comparece fisicamente à unidade judiciária.

Na modalidade telepresencial, os participantes (membros do Ministério Público, advogados, partes, testemunhas e peritos) não comparecem às dependências do fórum. A participação ocorre por videochamada, ou seja, a distância. As orientações serão encaminhadas por e-mail pelas varas, que criarão uma sala de videoconferência, por processo, cadastrando os participantes previamente à intimação das partes.

O encaminhamento do e-mail necessário para a realização da audiência telepresencial não dispensa a intimação respectiva. Nessa intimação deverão constar todas as informações registradas no e-mail: data e horário de sua realização, número da reunião (código de acesso), senha da reunião, endereço virtual com o caminho para acessar a videoconferência pela rede mundial de computadores (URL) e outros meios para contato (telefone, aplicativo ou sistema de vídeo).

Para consultar a pauta de audiências das varas do trabalho e também dos Cejuscs (Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas), basta informar a unidade (órgão julgador) e a data para pesquisar. Clique aqui e faça sua consulta.

A realização de audiências e sessões por videoconferência e telepresenciais e a comunicação de atos processuais por meio eletrônico seguem a Resolução nº 354/2020 do Conselho Nacional de Justiça.

Plataforma

A plataforma Zoom é o sistema oficial de videochamadas utilizado pela Justiça do Trabalho.

Manuais

-Manual de instalação em computador ou notebook;

-Como mudar o nome de exibição;

-Como recuperar a senha.

Tutoriais Zoom

No caso de problemas técnicos, contate o Service Desk pelo telefone: (11) 2898-3443 ou formulário eletrônico.

Também é possível requerer o Juízo 100% Digital, modalidade em que todos os atos processuais são feitos por meios eletrônicos e a distância, inclusive audiências e sessões de julgamento. Veja aqui mais informações.

Sessões

As sessões de julgamento das Turmas e Seções Especializadas do TRT da 2ª Região vêm sendo realizadas de forma virtual ou telepresencial.

A sessão virtual é realizada pelo Processo Judicial Eletrônico (PJe), com duração de sete dias e não há videochamada. Pode ser adiada e remetida para sessão telepresencial (com videochamada), se houver inscrição para sustentação oral, efetuada até 48 horas úteis antes do término da sessão virtual.

O pedido deve ser feito, exclusivamente, via portal do TRT-2, no menu Serviços > Acesso On-line > Sustentação Oral, ou clicando neste link. É responsabilidade do(a) advogado(a) o correto preenchimento dos dados solicitados, em especial o e-mail para receber o convite (link) da sessão telepresencial.

No caso de processos de competência do Tribunal Pleno e do Órgão Especial, a inscrição para sustentação oral deverá ser realizada por e-mail. Para processos judiciais: pleno@trt2.jus.br. Para processos administrativos: secjud@trt2.jus.br.

Nos termos do artigo 100, §2º, do Regimento Interno do Tribunal, não haverá sustentação oral em agravo de instrumento, agravo regimental, embargos de declaração e agravo interno, exceto nas hipóteses de interposição contra decisão do Relator que extinga ação rescisória e mandado de segurança.

As sessões telepresenciais podem ser acompanhadas ao vivo, pelos canais do YouTube de cada turma de julgamento. Veja aqui o link para cada canal.

Para consultar a pauta de julgamentos das turmas e seções, clique aqui.

 

 

 

Atualizado em 07/10/2022
por Secretaria Geral Judiciária
Rolar para o topo