Webpalestra: Cinema, TV e o futuro do presente: vida digital, sociedade em rede e inteligência artificial

Youtube

Datas  10/06/20
Horário  das 16h30 às 18h30
Local  Transmissão ao vivo (Youtube)
Carga horária  2 horas-aula*A serem averbadas diretamente aos participantes que assinarem a lista de presença.
Público alvo  Magistrados e servidores do TRT-2

Objetivo

As especulações da ficção científica no cinema e na TV contribuíram para a popularização de cenários futurísticos que costumam ser reveladores do presente em que foram concebidos. 
Desde o pioneiro "Viagem à Lua" (1902) até exemplos recentes como as séries "Black Mirror" (2011-2019) e “Years and Years” (2019), muitos dos dilemas, temores e desejos de ontem e de hoje têm alimentado projeções sociais. 
Nessa conferência, veremos como filmes e programas de TV imaginaram alguns dos temas que nos cercam neste futuro que a pandemia e o distanciamento social trouxeram para o presente. 
A vida digital, as sociedades em rede e a inteligência artificial, hoje determinantes em nossas relações pessoais e profissionais, foram matéria-prima de filmes como "2001: Uma Odisséia no Espaço" (1968), "AI - Inteligência Artificial" (2001), "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" (2004), "Filhos da Esperança" (2006) e "Ela" (2013), que ajudam a entender o que vivemos e a especular sobre o que talvez venhamos em breve a viver.
 

Currículo(s)

Palestrante

  • Jornalista, professor, crítico e curador de cinema
  • Doutor em Meios e Processos Audiovisuais e Mestre em Artes/Cinema (ECA/USP)
  • Crítico do jornal O Globo 
  • Diretor associado da produtora Deusdará Filmes
  • Diretor do documentário de curta-metragem "Passo" (2018), do episódio brasileiro do longa-metragem colaborativo “A Living Tree Means a Living Planet” (2019) e roteirista do documentário de longa-metragem “Descarte” (2021)
  • Membro do comitê de seleção do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários
  • Autor do livro Cinema e Educação - 200 Filmes sobre a Escola e a Vida (Editora Segmento), além de participação em coletâneas como Cinema e Psicanálise (Editora nVersos), Os Filmes que Sonhamos (Lume), Futebol, Comunicação e Cultura (Unesp/Intercom), Coleção Folha Clássicos do Cinema (Editora Moderna/Folha de S. Paulo), 100 Melhores Filmes Brasileiros, Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais e Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais (os três pela Letramento/Abraccine/Canal Brasil) - e em catálogos de mostras e retrospectivas dedicadas a cineastas como Ingmar Bergman, Woody Allen, Stanley Kubrick, Quentin Tarantino, Luchino Visconti e irmãos Dardenne 

Importante

Acesse, às 16h30, a webpalestra, no canal da EJUD2 no Youtube: www.youtube.com/ejud2

Para averbação da carga horária, o participante deverá assinar a lista de presença que será passada durante o evento.

Voltar
Rolar para o topo