Presencial com transmissão simultânea
Data: 25/03/2026
Horário: 14h às 18h
Modalidade: Presencial com transmissão simultânea (YouTube)
Local: Auditório da Ejud-2
Av. Marquês de São Vicente, 235 – 10º andar - Bloco A – Fórum Trabalhista Ruy Barbosa - Barra Funda – São Paulo-SP
Carga-horária: 4 horas-aula
Público-alvo: Magistrados(as) e servidores(as) ativos(as) e aposentados(as) do TRT2, agentes de Polícia Judicial do TRT2, estagiários(as), aprendizes e terceirizados(as) do TRT2, magistrados(as) e servidores(as) de outros Tribunais, membros e servidores(as) do Ministério Público, advogados(as) e público em geral
Ejud-2, Comitê Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-2, Subcomitê dos Direitos das Mulheres, Comissão de Acessibilidade e Inclusão, Programa de Combate à Violência Doméstica e Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e de Proteção ao Trabalho do Migrante
Promover a sensibilização e a reflexão crítica sobre as múltiplas vivências das mulheres, em sua multiplicidade de identidades, a partir de uma perspectiva interseccional de raça, deficiência e idade.
Fortalecer a cultura organizacional de respeito e promoção à equidade e diversidade no âmbito do TRT da 2ª Região, contribuindo para a prevenção de violências, enfrentamento das desigualdades e promoção da dignidade.
Contribuir para a formação continuada de magistradas, magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores terceirizados, estagiárias e estagiários, alinhando as práticas internas aos princípios dos direitos humanos, da igualdade material e da justiça social.
14h às 14h30 | Mesa de abertura
14h30 às 15h10 | Palestra: Corpos, Vozes e Memórias: Mulheres Negras na Construção da História | Palestrante: Professora Doutora Fabiana Schleumer
15h10 às 15h50 | Palestra: Envelhecer com Dignidade: Saúde Mental e Qualidade de Vida das Mulheres 60+ | Palestrante: Professora Doutora Marisa Accioly
15h50 às 16h30 | Palestra: A naturalização do cuidado como dever feminino e as desigualdades de gênero: uma análise sobre o impacto no desenvolvimento profissional | Palestrante: Ismália Afonso da Silva
16h30 às 17h | Perguntas e respostas compartilhadas
17h às 17h30 | Conversa com a escritora autora da obra "Não era amor: narrativas sobre gênero, deficiência e violências" | Palestrante: Thaís Becker Henriques Silveira
17h30 às 18h | Apresentação cultural: Frente Nacional de Mulheres do HIP HOP
O evento será realizado presencialmente no Auditório da Ejud-2, localizado no 10º andar, Bloco A, do Fórum Ruy Barbosa, e transmitido ao vivo no YouTube.
No ato da inscrição deverá ser indicada a modalidade de participação: presencial ou telepresencial.
A confirmação da inscrição será enviada por e-mail até o dia 24/03.
Serão certificadas 4 horas-aula aos(às) participantes que comprovarem a participação por meio de assinatura da lista de presença que será disponibilizada durante a realização do evento.
A carga horária do evento servirá para a manutenção da GAS dos Agentes de Polícia Judicial.
Serão disponibilizados os seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, tradução em libras e legendas (na transmissão ao vivo).