Vivemos numa era marcada por avanços tecnológicos alcançados numa escala sem precedentes. Dentre os impactos em nossa sociedade, evidenciamos uma avalanche de informações, de vários tipos e fontes, que sobrecarregam o cotidiano das pessoas. O tempo se torna um recurso mais escasso e valioso, e as relações humanas, mais complexas.
As relações jurídicas e suas demandas, como reflexos da sociedade, requerem um tratamento que se adapte às suas novas formas, conteúdos e necessidades de maneira mais clara, eficiente, ágil, usável e amigável.
O Legal Design visa possibilitar o desenvolvimento de soluções inovadoras para criação e aperfeiçoamento de produtos/serviços/processos, a partir do foco centrado no usuário. É a aplicação dos conhecimentos e ferramentas de design sobre o universo jurídico para idealizar possíveis soluções a partir da pesquisa e avaliação das efetivas “dores” e necessidades dos usuários de um sistema jurídico - seja ele um cidadão, advogado, serventuário, magistrado ou qualquer outro participante nesse contexto.