Telepresencial
Datas: 17 de novembro de 2026
Horários: 9h às 11h30
Carga-horária: 2,5 horas-aula (painel)
Modalidade: Telepresencial (YouTube)
Público-alvo: magistrados(as) e servidores(as) ativos(as) e aposentados(as) do TRT-2, agentes de Polícia Judicial do TRT-2, estagiários(as) do TRT-2, magistrados(as) e servidores(as) de outros Tribunais, membros e servidores(as) do Ministério Público, advogados(as) e público em geral
Ejud-2, Comitê Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-2 e Secretaria de Saúde do TRT-2
Promover a conscientização sobre equidade racial no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, ampliando a compreensão sobre os impactos do racismo, do colorismo e da sub-representação de pessoas pretas e pardas. A ação busca incentivar a autodeclaração adequada, fortalecer o reconhecimento das desigualdades raciais presentes na sociedade e no ambiente institucional e fomentar o debate sobre práticas e políticas que contribuam para a promoção da justiça racial no Poder Judiciário.
Promover um espaço de diálogo e escuta sobre os impactos do racismo na saúde mental da população negra, favorecendo o acolhimento das pessoas negras e a sensibilização de todas as pessoas participantes para a construção de ambientes mais saudáveis e antirracistas.
9h às 9h30
Abertura | Desembargador Homero Batista Mateus da Silva (Diretor da Ejud-2), Juíza Itatiara Meurilly Silva Lourenço (Coordenadora do Comitê Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-2) e Luciana Barrozo da Silva (Membra do Coordenadora do Comitê Regional do Programa de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-2)
9h30 às 10h30
Palestra: “Racismo e os seus custos — Saúde mental do sujeito racializado” | Palestrante: Julia Vieira da Conceição
10h30 às 11h30
Palestra: “Diagnósticos têm cor? Os manuais diagnósticos de Fanon até aqui” | Palestrante: Lucas Mendes de Oliveira
Mediadora: Ariene Virgínia Duarte da Costa (Assistente social do TRT-2)
Os(as) inscritos(as) receberão e-mail de confirmação com link de acesso até o dia 16/11.
Serão certificadas 2,5 horas-aula aos(às) participantes que comprovarem frequência por meio de assinatura da lista de presença disponibilizada durante o evento.
A carga horária será contabilizada para fins de manutenção da GAS dos Agentes de Polícia Judicial do TRT-2.
Serão disponibilizados os seguintes recursos de acessibilidade: intérprete de Libras e legendas na transmissão ao vivo.
A Ejud-2 está implementando o SisEJud (Sistema de Gestão das Escolas Judiciais) em suas operações. A partir de agora ficará mais simples e fácil fazer sua inscrição nos nossos eventos utilizando o SisEJud. Pedimos que siga as instruções abaixo de acordo com o seu perfil.
Caso seja magistrado(a), servidor(a) ou estagiário(a) do TRT-2:
1. Clique neste link ejud.trt2.jus.br/ejud/;
2. Clique em Público Interno e entre com o login da Intranet (primeira letra do nome + matrícula) e a senha da Intranet;
3. Clique no quadro Inscrições ou então na aba Portal do Aluno, depois em Inscrições abertas;
4. Clique no evento em que deseja se inscrever;
5. Confirme as declarações com cliques.
Caso seja aposentado(a), aprendiz ou terceirizado(a) do TRT-2, advogado(a), magistrado(a)ou servidor(a) de outro Tribunal, membro(a) ou servidor do Ministério Público ou público em geral, é necessário criar um cadastro no SisEJud antes de fazer sua inscrição no evento. Esse cadastro é feito uma única vez e servirá para fazer inscrição em quaisquer outros eventos da Ejud-2, devendo estar sempre com e-mail atualizado.
Para criar o cadastro:
1. Clique neste link ejud.trt2.jus.br/ejud/;
2. Em seguida clique em Público Externo (Alunos);
3. Clique no link “Clique aqui se ainda não tiver feito cadastro”;
4. Preencha todos os dados obrigatórios, crie uma senha e clique em “Salvar”.
Para fazer a inscrição no evento:
1. Clique neste link ejud.trt2.jus.br/ejud/;
2. Em seguida clique em Público Externo (Alunos) e faça login utilizando o seu CPF (sem pontuação) e a senha cadastrada;
3. Clique no quadro Inscrições ou então na aba Portal do Aluno, depois em Inscrições abertas;
4. Clique no evento em que deseja se inscrever;
5. Confirme as declarações com cliques.
Após as confirmações, você receberá um e-mail informando a conclusão do seu ato de inscrição.