Curso: Planilha de custos e formação de preços para serviços terceirizados, conforme modelo da Instrução Normativa nº 05/2017, do Poder Executivo Federal

Presencial

Data: 06, 07 08/11/2024
Horário: das 9h às 13h e das 14h às 18h
Local: Auditório da Ejud2
Av. Marquês de São Vicente, 235 - 10º andar - Bloco A - Fórum Trabalhista Ruy
Barbosa - Barra Funda - São Paulo-SP
Carga-horária: 24 horas-aula
Público-alvo: Servidores(as) do TRT2 identificados(as) como agentes das funções- chave da gestão de contratações, incluindo dirigentes, pregoeiros(as), membros das
comissões de licitação, servidores(as) que atuam na pesquisa de preços, gestores(as) e fiscais de contratos, bem como agentes que atuam nas demais fases do processo de
contratações.

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Realização

EJUD2 e a Diretoria-Geral da Administração do TRT2

Objetivo

Capacitar os participantes a compreender e elaborar a planilha de custos e formação de preços para contratos de terceirização.

Objetivo Especifico

Capacitar os participantes a compreender todos os itens que compõem a planilha de custos e formação de preços para contratos de terceirização, além do domínio da metodologia de cálculo pertinente, destacando-se o as inovações introduzidas pela Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos) quanto aos parâmetros a serem adotados para pesquisa de preços e o impacto da reforma trabalhista, promovida pela Lei nº 13.467/2017, na formação do preço do contrato de terceirização.

Programação

PARTE 1 – CONSIDERAÇÕES INICIAIS. CARACTERES DO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS CONFORME A NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS. APLICAÇÃO DA PLANILHA
1.1. Elementos caracterizadores do contrato de terceirização contemplados na Lei
14.133/2021
1.1.1. Objeto do contrato de terceirização: serviços de natureza continuada
1.1.2. Modo de execução dos serviços: mediante cessão da mão de obra
1.2. Aplicação da planilha: modelo para elaboração das propostas pelos licitantes
1.3. Aplicação da planilha: parâmetro para julgamento das propostas
 

PARTE 2 – COMPREENDENDO A PLANILHA – MÓDULO 1: REMUNERAÇÃO DA MÃO DE OBRA
2.1. Montagem da planilha conforme o modelo da IN SEGES-MP 5/2017, adotado pela
Prefeitura Municipal de Santa Helena/PR
2.2. Salário base
2.2.1. Fonte primária: a norma coletiva de trabalho
2.2.1.1. Como identificar a norma coletiva de trabalho adotada para elaboração da
planilha?
2.2.1.2. Questão controversa: matérias que não serão aceitas pela Administração
conforme Lei 14.133/2021; confronto com a CLT
2.3 Adicional de periculosidade
2.4. Adicional de insalubridade
2.5. Adicional noturno
2.6. Adicional de hora noturna reduzida
2.7. A jornada de 12 x 36 horas. Reflexos da reforma trabalhista na planilha e nos
contratos em execução
2.7.1. Trabalho realizado em feriado
2.7.2. Adicional noturno sobre as horas prorrogadas
2.7.3. Pagamento de adicional a título de supressão do intervalo intrajornada. Impacto
da reforma trabalhista. Controvérsia quanto à natureza da parcela (entendimentos da
Receita Federal do Brasil e do Ministério do Trabalho e Emprego)
 

PARTE 3 – COMPREENDENDO A PLANILHA – MÓDULO 2: ENCARGOS E BENEFÍCIOS ANUAIS, MENSAIS E DIÁRIOS
3.1. Submódulo 2.2: Encargos Previdenciários, FGTS e Outras Contribuições
3.1.1. Os regimes de tributação da pessoa jurídica e o impacto nos encargos
previdenciários e FGTS
3.1.2. Contribuição previdenciária (INSS)
3.1.2.1. O impacto da desoneração da folha de pagamento (Lei n.º 12.546/2011) no
cálculo da contribuição previdenciária. Reflexos na planilha
3.1.3. Salário educação
3.1.4. Contribuição adicional para o financiamento da aposentadoria especial – RAT
ajustado (RAT x FAP)
3.1.5. SESI ou SESC
3.1.6. SENAI ou SENAC
3.1.7. SEBRAE
3.1.8. INCRA
3.1.9. FGTS
3.2. Submódulo 2.1: 13º Salário, Adicional de Férias
3.2.1. 13º salário
3.2.2. Adicional de férias (terço constitucional de férias)
3.2.3. Incidência de encargos previdenciários, FGTS e outras contribuições
3.3. Submódulo 2.3: Benefícios Mensais e Diários
3.3.1. Vale-transporte
3.3.2. Auxílio-alimentação
3.3.3. Outros benefícios previstos em norma coletiva de trabalho
3.3.3.1. Assistência médica e familiar
 

PARTE 4 – COMPREENDENDO A PLANILHA – MÓDULO 3: PROVISÃO PARA RESCISÃO
4.1. Aviso Prévio Trabalhado
4.1.1. Incidência de encargos do Submódulo 2.2
4.2. Aviso Prévio Indenizado
4.2.1. Incidência de FGTS sobre o aviso prévio indenizado
4.3. Aviso Prévio Proporcional ao Tempo de Serviço. Impacto na planilha: no
orçamento estimado e na renovação do contrato
4.4. Multa de 40% Sobre os Depósitos no FGTS
4.4.1. Cálculo da multa de 40% em caso de demissões mediante aviso prévio
trabalhado 9
4.4.2. Cálculo da multa de 40% em caso de demissões mediante aviso prévio
indenizado
 

PARTE 5 – COMPREENDENDO A PLANILHA – MÓDULO 4: CUSTO DE REPOSIÇÃO DO PROFISSIONAL AUSENTE
5.1. Submódulo 4.1: Substituto nas Ausências Legais
5.1.1. Substituto na cobertura de férias (remuneração do substituto)
5.1.2. Substituto na cobertura de ausências legais
5.1.3. Substituto na cobertura de licença paternidade
5.1.4. Substituto na cobertura de ausência por acidente de trabalho
5.1.4.1. Incidência do FGTS sobre a verba devida ao trabalhador nos primeiros 15 dias
de afastamento por motivo de doença ou acidente de trabalho
5.1.5. Substituto na cobertura de afastamento maternidade
5.1.6. Incidência de encargos do submódulo 2.2
5.2. Submódulo 4.2: Intrajornada - substituição do trabalhador em intervalo para
repouso e alimentação
5.2.1. Incidência dos encargos do Submódulo 2.2
 

PARTE 6 – COMPREENDENDO A PLANILHA – MÓDULO 5: INSUMOS DIVERSOS
6.1. Uniformes
6.2. Materiais
6.3. Depreciação de equipamentos
 

PARTE 7 – COMPREENDENDO A PLANILHA – MÓDULO 6: CUSTOS INDIRETOS, LUCRO E TRIBUTOS
7.1. Custos indiretos
7.2. Lucro
7.3. Tributos
7.3.1. Contribuição Para o Programa de Integração Social (PIS)
7.3.2. Contribuição Para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
7.3.3. Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)
7.3.4. Cálculo do valor dos tributos a cotar na planilha

Currículo

Palestrantes

  • Advogado
  • Auditor e Chefe do Serviço de Apoio à Fiscalização de Contratos e do Serviço de Instrução de Repactuações e Sanções Contratuais (TCU)
  • Autor de livros 
  • Instrutor em cursos presenciais e à distância na área de gestão de contratos, em âmbito nacional.

Importante

Trata-se de evento exclusivamente presencial com vagas limitadas. A confirmação de inscrição será enviada por e-mail até o dia 5/11/2024. Serão averbadas 24 horas-aula às/aos participantes que comprovarem frequência de no mínimo 75% por meio de assinatura das listas de presença que serão disponibilizadas durante as aulas.

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