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Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Curso: Inclusão social e laboral das pessoas com deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista - EAD - 2/2021

EAD
sem tutor

Período 12/04 a 11/05/2021
Local  Moodle
Carga horária  5 horas-aulaa carga horária deste curso será averbada somente uma vez, para todos os fins, independentemente de quantas vezes o aluno se matricular e obtiver aprovação.
Público alvo  Magistrados (as) e servidores (as) do TRT-2
      

Objetivo

Ao final deste curso o(a) aluno(a) será capaz de compreender e apoiar pessoas com deficiência intelectual ou com transtorno do espectro autista no ambiente de trabalho.

Conteúdo programático

Unidade 1 - Histórico e características diagnósticas da pessoa com deficiência intelectual

  • História das pessoas com deficiência, com ênfase na deficiência intelectual
  • Diagnóstico e características da deficiência intelectual
  • Incidência de pessoas com deficiência intelectual
  • Diagnóstico e características da síndrome de Down
  • Mitos e verdades sobre a síndrome de Down

Unidade 2 - Histórico e características diagnósticas da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA)

  • Diagnóstico, características e origem do TEA
  • Incidência de pessoas com TEA no Brasil e nos Estados Unidos
  • Questões diagnósticas relativas a gênero
  • Como lidar com o TEA e a importância da escuta
  • Os desafios da entrada e permanência no mercado de trabalho
  • Mitos e verdades sobre o TEA

Unidade  3 - A metodologia de emprego apoiado

  • Contexto histórico do emprego apoiado
  • Valores e princípios da metodologia
  • As fontes, os tipos e a intensidade de apoio ideal para cada pessoa
  • A experiência do Instituto Jô Clemente (ex-APAE SP) em emprego apoiado
  • O apoio ideal: superproteção versus abandono
  • Dicas de convivência e de apoio à rotina de trabalho
  • Distinção entre deficiência intelectual e transtorno mental

Unidade  4 - A inclusão profissional da pessoa com deficiência intelectual na perspectiva prática: o papel da família e da sociedade como fonte de apoio

  • O papel da família como apoio no processo de inclusão profissional
  • A construção de um grupo de apoio familiar
  • Estudo de caso: sujeitos da ação, objetivos, metodologia e resultados obtidos

 

Currículo(s)

Conteudista(s)

  • Supervisor do Serviço de Inclusão Profissional e Longevidade do Instituto Jô Clemente (antiga APAE SP)
  • Mestrando em Educação (PUC/SP)
  • Pós-graduado em Deficiência intelectual e Inclusão (PUC/SP)
  • Especialista em Tecnologias Cooperativas Populares (Unicamp)
  • Formado em biologia, pedagogia, psicopedagogia e psicanálise
  • Professor e consultor em Emprego Apoiado (Supported Employment)
  • Autor do livro Educação, Trabalho e Evolução: a inclusão social como ferramenta de humanização
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