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Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Curso híbrido: Para entender e Aplicar Kelsen, Alexy e Dworkin

Híbrido/Telepresencial

Ensino remoto (síncrono)

Datas  18, 19, 25 e 26/04/22
Horário  das 17h às 19h
Local  Transmissão ao vivo (Zoom)
Carga horária  8 horas-aula


EAD (assíncrono)
colaborativo

Período  18/04 a 06/05/22
Local  Moodle
Carga horária  12 horas-aula 


 

Público alvo  Magistrados(as) e servidores(as)
do TRT-2, com conhecimentos jurídicos

Objetivo

Ao final do curso os alunos deverão estar aptos a identificar e aplicar os conceitos e métodos hermenêuticos estudados, bem como diferenciar as concepções de aplicação do direito clássicas e “atuais”.

Programação (aulas telepresenciais)

  •  Introdução à Hermenêutica
    • Hermenêutica
    • Desenvolvimento da ciência jurídica na Europa Ocidental (juízes, legisladores e professores)
    • Kelsen, Dworkin e Alexy na Justiça do Trabalho
  • Hermenêutica em Hans Kelsen
    • A teoria de Hans Kelsen em seu contexto histórico e político
    • Teoria Pura do Direito
    • O direito como moldura
    • A teoria de Kelsen e outras teorias hermenêuticas
  • Teoria de Robert Alexy
    • Contextualização da teoria de Robert Alexy
    • A teoria de Robert Alexy como um sistema
    • Princípios para Robert Alexy
    • Proporcionalidade e ponderação
    • Aplicação prática na Justiça do Trabalho
  • Teoria do Direito de Ronald Dworkin
    • Contextualização da teoria do Direito de Ronald Dworkin
    • Teoria do Direito de Ronald Dworkin como integridade e os princípios
    • Comparação entre as teorias de Dworkin e Alexy
    • Análise prática da teoria de Dworkin 

Currículo(s)

Palestrante(s)

Conteudista(s)

  • Juiz do TRT2
  • Especialista em Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito (PUC/MG)
  • Mestrando em Direito Político e Econômico (Mackenzie)
  • Certificate in Course Justice (Harvard University)

Importante

Inscrições abertas até 11 de abril.

Vagas: 70

Os links para acesso ao curso e às aulas síncronas serão enviados ao e-mail institucional dos alunos oportunamente.

 

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