Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Curso: Design Universal de Aprendizagem

ZOOM

Datas  27 e 29/09 | 04, 06 e 11/10/2022
Horário  das 17h às 19h
Local  Transmissão ao vivo (Zoom)
Carga horária  10 horas-aulaA serem averbadas diretamente aos participantes que assinarem a lista de presença.
Público alvo  Magistrados e servidores do TRT2

 

Realização

EJUD2

Apresentação

De modo geral, a Educação (seja formal ou corporativa) pouco se preocupou em incluir em seu universo pessoas com distúrbios, transtornos ou necessidades educacionais especiais decorrentes de diferentes deficiências.

Tanto a sociedade como a Educação se estabeleceram em padronizar produtos, locais, materiais, cursos e recursos que envolvem generalidades supostamente alcançáveis por todos.

Entretanto, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 25 milhões de brasileiros com dois anos de idade ou mais têm alguma deficiência e, por isso, têm limitado acesso ao processo educacional ou o fazem com dificuldades, devido ao fato de que grande parte dos cursos nos diferentes níveis e modalidades são planejados sem levar a acessibilidade em consideração.

O Design Universal para Aprendizagem (<wbr />DUA) é uma abordagem que procura minimizar as barreiras metodológicas de aprendizagem, tornando o currículo acessível para todos os alunos, pois possibilita a utilização de diversos meios de representação do conteúdo, de execução e de engajamento na tarefa. O objetivo do DUA é criar ambientes nos quais todos tenham a oportunidade de se tornar estudantes avançados e os meios para alcançá-lo devem ser flexíveis, sejam eles tecnológicos ou não.

Objetivo

Ao final do curso os alunos serão capazes de articular o conceito de design universal de aprendizagem com as práticas educacionais do dia a dia, para planejarem e ministrarem cursos que privilegiem a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, decorrentes de distúrbios, transtornos e deficiências.

Metodologia

O curso será oferecido no modelo online síncrono, ou seja, com aulas ao vivo por Zoom da EJUD 2 e terá abordagem dialógica e interativa. 

 

Currículo(s)

Palestrante(s)

  • Coordenadora e docente nos cursos de pós-graduação Lato Sensu de Design Instrucional e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Centro Universitário Senac-SP
  • Doutora em Educação (USP)
  • Mestra em Educação (Universidade Metodista de São Paulo)
  • Especialista em Tecnologia (UMESP)
  • Graduada em Administração de Empresas (Centro Universitário Fundação Santo André)
  • Membra do Comitê Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância
  • Integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologia Aplicada do Senac-SP 
  • Autora de textos publicados em congressos, revistas, capítulos de livros e materiais 

Importante

Os inscritos que forem selecionados receberão e-mail de confirmação informando o link para acesso à transmissão das aulas. Os inscritos que não forem selecionados receberão e-mail informando a denegação da inscrição.

Serão averbadas 10 horas-aula aos participantes que comprovarem, no mínimo, 75% de participação, por meio de assinatura das listas de presença que serão disponibilizadas no momento da apresentação de cada uma das aulas

Voltar
Rolar para o topo