Ejud2 realiza palestra e visita mediada: Encontros com Frantz Fanon: Para além da neutralidade — racismo estrutural, justiça e o desafio da igualdade material
Palestra foi destinada ao público interno e externo, enquanto a visita foi destinada aos magistrados(as) e servidores(as) do TRT-2

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (Ejud2) realizou, nos dias 14 e 15 de maio, a palestra e visita mediada “Encontros com Frantz Fanon: Para além da neutralidade — racismo estrutural, justiça e o desafio da igualdade material”. A palestra foi destinada ao público interno e externo, enquanto a visita mediada ao Museu das Favelas foi voltada a magistrados(as) e servidores(as) do TRT-2.
A iniciativa teve como objetivo promover uma formação crítica e reflexiva sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira, buscando ampliar a compreensão sobre desigualdade institucional, igualdade material e preservação da memória periférica como instrumentos de justiça e dignidade humana.
A programação contou com a palestra “Para Além da Neutralidade: Racismo Estrutural, Justiça e o Desafio da Igualdade Material” e com visita mediada ao Museu das Favelas. Durante as atividades, foram discutidos temas relacionados à valorização da história e da identidade das populações periféricas, além da importância da adoção de práticas institucionais voltadas à mitigação de vieses inconscientes e à proteção de grupos vulnerabilizados.
A palestra e a visita mediada foram conduzidas por Danielle Almeida, gerente de Desenvolvimento Institucional do Museu das Favelas e mestra em Ciências da Educação.
Texto: Larissa Elesbão
Revisão: Mirella Sá



