EJUD2 Promove Curso Inovador sobre Inteligência Artificial e Ética no Judiciário

O curso aborda temas relacionados à Inteligência Artificial e promove reflexões sobre as potencialidades e os desafios de seu uso na área judicial

Desembargadora Bianca Bastos, Juiz Fábio Ribeiro Porto e a Juíza Caroline Somesom Tauk 
na abertura do curso Inteligência Artificial no Poder Judiciário
 

No dia 29/10, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) deu início ao curso “Inteligência Artificial no Poder Judiciário”,  destinado a capacitar magistrados e servidores para o uso ético e funcional da IA. A abertura do evento foi feita pela desembargadora Bianca Bastos. 

O curso traz uma série de palestras e atividades que abordam os desafios e as oportunidades da IA no sistema judicial. Em uma aula introdutória, “Juiz robô, Inteligência Artificial e um Judiciário em transformação. Introdução ao tema e visão geral das ferramentas de IA utilizadas no Poder Judiciário", a  Dra. Caroline Somesom Tauk, juíza do TRF2, detalhou as duas formas de IA — a discriminativa e a generativa. A primeira é mais comum no contexto do Judiciário, enquanto a generativa, que está em alta, ainda exige regulamentação e maior supervisão. Tauk também destacou: “A IA hoje é apenas uma ferramenta nas mãos humanas [...] e não substitui o trabalhador qualificado.”
 
Dr. Fábio Ribeiro Porto, juiz do TJ-RJ e pesquisador, em sua aula “Justiça 4.0. Ética e desmaterialização da Justiça. Inteligência artificial e reserva de humanidade. Impacto das novas tecnologias para o futuro”, reforçou a importância de resguardar a “reserva de humanidade” na atuação do Judiciário.

Juiz Fábio Ribeiro Porto durante sua aula, o juiz ministrou sobre “Justiça 4.0. Ética e desmaterialização da Justiça. Inteligência artificial e reserva de humanidade. Impacto das novas tecnologias para o futuro”.

A Ejud2 está investindo na formação de servidores e magistrados para garantir que o uso de IA no judiciário seja ético e eficiente, buscando adaptar-se às demandas modernas e às regulamentações emergentes para a tecnologia no país.

A programação completa pode ser conferida no site da EJUD2

Fotos e Texto: José Erigleidson

Voltar
Rolar para o topo