EJUD2 oferece curso com foco no acolhimento às vítimas em depoimentos especiais a Magistradas, Magistrados, Servidoras e Servidores do Regional
Abordando as condutas e técnicas, confira mais informações sobre a turma do curso de Técnicas de Depoimento Especial e Entrevista Cognitiva.
Durante os dias 15, 17, 22 e 24/05, a Escola Judicial do TRT-2 ofertou o curso “Técnicas de Depoimento Especial e Entrevista Cognitiva”, na modalidade telepresencial, com o Dr. Jorge Alberto Araujo (Juiz do Trabalho e Diretor do Foro da Justiça do Trabalho de Porto Alegre do TRT4).
No decorrer dos encontros, participantes puderam compreender diversos assuntos pertinentes ao acolhimento das vítimas em depoimentos especiais, como os princípios éticos das técnicas de depoimento especial, o contexto legal e direitos fundamentais, a capacitação em técnicas de entrevista cognitiva, fundamentos do depoimento, o acolhimento e esclarecimento dos participantes, a assistência à saúde física e emocional, além de apresentar aspectos sobre a preservação das vítimas, discutindo as diferentes possibilidades e adaptações quanto aos procedimentos diante grupos de vulneráveis nas sessões de interrogação. Ainda, foi abordada a eficiência processual e o princípio da atualidade e as aplicações práticas e estudos de caso.
O curso representa uma oportunidade de aquisição de conhecimento sobre o tema, possibilitando à Magistratura trabalhista e a servidores do Regional uma experiência relevante sobre o tema. Além disso, o Magistrado Dr. Jorge Alberto Araujo, ressaltou a importância de oferecer suporte às vítimas, garantindo eficiência nas ações práticas sem interferir na preservação, e nos resultados, através do contexto legal e direitos fundamentais.
Para conferir a programação dos próximos eventos,clique aqui.
Texto: Aurea Lana, estagiária de Comunicação e Jornalismo da EJUD2.
Revisão: Jhon Wesley Rodrigues, Servidor do TRT-2.