Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Eventos externos

2023

Curso Identidade de gênero: histórias, conceitos e trajetórias

Realização: CEduc-JT (Centro de Educação Corporativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho) e TRT-6 (Tribunal Regional do Trabalho da  6ª Região - PE)

Como: Ensino a distância, autoinstrucional, na plataforma do CEduc-JT

Objetivo: capacitar cursistas em conhecimentos concretos das construções históricas e sociais do reconhecimento das pessoas como titulares de direitos a serem respeitados, dentre eles o direito à identidade e não discriminação.

Conteudista: Renata Conceição Nóbrega A Santos - Juíza do Trabalho do TRT-6

Carga horária: 10 horas-aula

Inscrições até 22 de setembro de 2023

Mais informações e inscrição: acesse o ambiente EAD do CEduc-JT (você deve fazer o login)

Curso Identidade Negra: conceitos, lutas e resistência

Realização: CEduc-JT (Centro de Educação Corporativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho) e TRT-6 (Tribunal Regional do Trabalho da  6ª Região - PE)

Como: Ensino a distância, autoinstrucional, na plataforma do CEduc-JT

Objetivo: conhecer e refletir sobre o processo de construção da identidade negra no Brasil enquanto um conjunto de aspectos políticos e sociais, individuias e coletivos, assumidos por uma pessoa através das relações de interdependências impostas pela sociedade.

Conteudista: Maria da Conceição dos Reis - Doutora em Educação, Professora Adjunta da UFPE

Carga horária: 20 horas-aula

Inscrições até 6 de outubro de 2023

Mais informações e inscrição: acesse o ambiente EAD do CEduc-JT (você deve fazer o login)

Ciclo de Encontros Virtuais "Liderança Digital para Mulheres"

Realização: Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio do Centro de Educação Corportiva da Justiça do Trabalho (CEduc-JT).
O Ciclo de Encontro Virtuais: Liderança Digital para Mulheres tem o objetivo de fomentar a participação de magistradas e servidoras na área da Tecnologia da Informação no Judiciário Trabalhista. Os encontros estão sendo predominantemente ministrados por mulheres destaques na área, visando desmistificar tabus e incentivar a participação feminina em temas estratégicos para as organizações.
O evento inaugural foi realizado em dezembro de 2022 e contou com a participação de mulheres que lideram a área da Tecnologia da Informação (TI) em importantes órgãos do Poder Judiciário.

Os encontros podem ser acessados pela plataforma virtual do CEduc-JT, no endereço https://ead.csjt.jus.br/course/view.php?id=416

2023

  • Vieses discriminatórios em inteligência artificial  | Bianca Kremer, doutora em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professora de graduação e pós-graduação em direito digital no IDP Brasília, além de associada ao Instituto Brasileiro de Estudos sobre Responsabilidade Civil (Iberc).
    Dia 30/10/2023, 10h
    Saiba mais na página do CSJT.
    Inscrições (link para formulário)
  • Transformação Digital no Serviço Público - A experiência do Gov.Br  | Luanna Roncaratti, secretária adjunta na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, uma das responsáveis pela plataforma digital Gov.Br.
    Dia 21/9/2023, 14h
    Saiba mais na página do CSJT.
     
  • Hackeando as possibilidade com a tecnologia | Nina da Hora, professora e Cientista da Computação, diplomada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), pesquisadora  na área de Pensamento Computacional e colunista da revista MIT Technology Review Brasil, criou o “Instituto da Hora” e o podcast “Ogunhê”.
    Dia 18/8/2023, 10h
    Saiba mais na página do CSJT.
  • Inteligência Artificial Desmistificada | Svetlana Sicular, analista VP da Gartner, empresa de consultoria em TI.
    Dia 16/6/2023, 14h.
    Saiba mais na página do CSJT.
  • Legal Design e sua aplicação no Judiciário | Cynara de Souza Batista, advogada e especialista em Legal Design. Dia 19/5/2023, das 10h às 12h.
    Saiba mais na página do CSJT.
  • Transparência e Proteção de Dados Pessoais: conciliando direitos e promovendo a inovação no setor público | Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brazil. Dia 26/4/2023, telepresencialmente.
Conferência sobre a Política de Prevenção e Enfrentamento da Violência, do Assédio e de todas as formas de Discriminação

Realização: Tribunal Superior do Trabalho (TST), ENAMAT (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho) e Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Assessores e Servidores do TST (Cefast).
O evento foi realizado presencialmente e contou também com transmissão no canal da ENAMAT no Youtube.

Programação - 17/5/2023
Abertura
Painel Impactos dos Assédios na Saúde Mental
Professora Ana Clara Chehab - A Clínica Psicodinâmica do Trabalho como espaço privilegiado de prevenção e promoção da saúde mental
Professor Roberto Heloani - Organização do trabalho e saúde mental no pós-pandemia
Professora Lis Soboll - Acolhimento de si e do outo no trabalho
Assista aqui (link para página da ENAMAT no YouTube)

Complementando as atividades, no período da tarde foram realizadas duas oficinas simultâneas (para os inscritos previamente) sobre boas práticas na atuação das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e Sexual e Discriminação (CPEAD) e as ferramentas de gestão para a prevenção das formas de assédio e discriminação no âmbito institucional - Evento interno.

Saiba mais na página da ENAMAT.

 

Seminário (Re)pensando gênero a partir das convenções da OIT e decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos

Realização: ENAMAT (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho).
O evento será realizado presencialmente no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e também telepresencialmente, com transmissão no canal da ENAMAT no Youtube.

Programação:
Dia 15/3/2023:

  • Abertura. Assista aqui.
  • 1º Painel - O cuidado e a Convenção 156, OIT | Presidência de Mesa: Ministra Maria Helena Mallmann – TST | Palestrantes: Luciane Toss – Professora, pesquisadora, advogada e consultora, Raquel Leite da Silva Santana – Pesquisadora e servidora do TST. Assista aqui.
  • 2º Painel - O trabalho doméstico e a Convenção 189, OIT | Presidência de Mesa: Ministra Delaíde Alves Miranda Arantes – TST e Conselheira da ENAMAT | Palestrantes: Luiza Batista Pereira – Coordenadora-Geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Denise Dora – Sócia-fundadora da Themis: Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Márcia Soares – Representante legal da Themis: Gênero, Justiça e Direitos Humanos. Assista aqui.
  • 3º Painel - Assédios e violências e a Convenção 190, OIT | Presidência de Mesa: Ministra Morgana de Almeida Richa – TST | Palestrantes: Christen A. Smith – Professora Associada de Antropologia e Estudos da Diáspora Africana na Universidade do Texas | Patrícia Maeda – Juíza do Trabalho e Coordenadora da Comissão de Estudos Relativos a Questões de Gênero no Direito Internacional, no Direito Brasileiro, na Sociedade e na Magistratura. Assista aqui.
  • 4º Painel - Decisões da Corte IDH sobre questões de gênero | Mediadora: Ministra Kátia Magalhães Arruda – TST | Participantes: Flávia Cristina Piovesan – Professora Doutora da PUC/SP, Vera Karam de Chueiri – Professora Titular de Direito Constitucional da UFPR, Helena de Souza Rocha – Professora de Direitos Humanos e Biodireito na Universidade Tuiuti do Paraná. Assista aqui.

Mais informações:

Link para site da ENAMAT: https://sites.google.com/enamat.jus.br/seminario-genero

2022

I Congresso de Direitos Trabalhistas das Mulheres

Realização: Secretaria da Justiça e Cidadania, Conselho Estadual da Condição Feminina (CECF) e sua Comissão de Direito do Trabalho, com apoio do Tribunal Regional do Trabalho TRT 2ª Região.

Programação: Palestras:
Racismo e igualdade - impactos e perspectivas no mercado de trabalho | Profa. Dra. Eunice Prudente.
Assédios nas relações de trabalho e provas | Dra. Luanda Pires
Novas formas de trabalho | Profa. Dra. Claudia Abud
Meio ambiente laboral e a saúde da mulher | Profa. Dra. Silmara Guerra
As implicações da Síndrome de Burnout | Profa. Dra. Lúcia Cássia de Carvalho Machado

Também haverá o lançamento da cartilha Assédio Sexual Defenda-se.

Quando: Dia 1/12/2022, das 9h às 17 horas, presencialmente.
Local: Fórum Ruy Barbosa - Av. Marquês de São Vicente, 235, na Barra Funda, em São Paulo-SP.

Seminário Abordagem interinstitucional do Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero

Realização: Escola Paulista da Magistratuta (EPM) do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)

Objetivo: Discutir a necessidade do processo e julgamento com perspectiva de gênero, bem como a importância da tipificação de delitos geralmente associados à violência de gênero e da análise do pedido, da concessão e da fiscalização das medidas protetivas de urgência e da posição processual da vítima.

Quando: Dia 25/11/2022. O evento é gratuito; com vagas presenciais e à distância, abertas também ao público externo.

Programação:
9h – Abertura
9h – Perspectiva histórica e fundamentos. Impacto dos documentos internacionais e da legislação nacional na elaboração do Protocolo Brasileiro de Julgamento com Perspectiva de Gênero. GT CNJ 27/21 e Recomendação CNJ 128/21.
10h30 – Violência contra a mulher na perspectiva do documento. Violência física. Violência psicológica. Violência patrimonial.
11h45 – Questões de Direito Processual. Análise do pedido, concessão e fiscalização das medidas protetivas de urgência e o Formulário Nacional de Avaliação de Risco. Posição processual da vítima no processo.

Saiba mais na página do TJSP (link externo).

Seminário Nacional: Simone André Diniz - Justiça, Segurança Pública e Antirracismo

Realização: Tribunal Superior do Trabalho - TST

Objetivo: A realização do evento é uma das recomendações da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) ao Estado brasileiro, após analisar o caso (Caso 12.001: Simone André Diniz vs. Brasil), que se tornou um dos mais paradigmáticos já analisados pelo Sistema Interamericano envolvendo violações de direitos humanos da mulher negra. Foi ele, também, que gerou, pela primeira vez, a responsabilização do Estado brasileiro por ofensas a direitos em razão de discriminação racial. Como painelistas, o evento contará com representantes de diferentes órgãos do Sistema de Justiça, da CIDH e de organizações sociais, juristas e especialistas, entre outros.

Quando: Dias 17 e 18/11/22.
Programação:
Dia 17/11:  14h - Abertura
                  15h15 - Depoimento de Simone André Diniz
                  15h45 - Painel Inaugural
                  17h15 - 1º Painel: O Sistema Interamericano e a proibição da discriminação racial
                  18h30 - 2º Painel: Sistema Interamericano e o enfrentamento ao racismo
                  20h - Encerramento

Dia 18/11:  9h - 3º Painel: Racismo e o Mercado de Trabalho
                  10h45 - 4º Painel: A construção de políticas públicas para igualdade racial na teoria e na prática
                  14h - 5º Painel: Racismo Institucional, formação antirracista continuada e sistema de justiça
                  15h15 - 6º Painel: O acesso à Justiça e a luta antirracista
                  17h - 7º Painel: Enfrentando o racismo estrutural a partir de evidências
                  18h30 - Encerramento
Veja a programação completa: (link para página do TST)

Transmissão: canal do TST no Youtube.
Assista aqui: 17/11 - https://youtu.be/i9Mf4bzhRy8   
                      18/11 (manhã) - https://youtu.be/CAppF8TakVs    
                      18/11 (tarde) - https://youtu.be/yHsrMSe290k 

Saiba mais na página do TST (link externo).

Encontro: Mulheres na Justiça: Novos Rumos para a Resolução CNJ 255/2018

Realização: Conselho Nacional de Justiça - CNJ

Objetivo: Apresentar pesquisas sobre a ausência de paridade na participação feminina nos tribunais, instrumentalizando os debates a respeito da equidade de gênero nos tribunais sob a perspectiva da participação feminina , como também viabilizar a proposição de medidas para alteração do quadro atual.

Quando: Dias 17 e 18/11/22
Programação:
Dia 17/11:   9h Abertura
                  10h Painel 1 - Ampliação da participação feminina do Poder Judiciário - Caminhos possíveis
              11h30 Painel 2 - Gênero, Democracia e Parlamento
              14h30 Painel 3 -Legitimidade e Pluralidade nos Tribunais
                  16h Painel 4 - Mulheres no Sistema de Justiça - Boas Práticas
Dia 18/11:   9h Oficinas
                  11h Apresentação de resultados das Oficinas
              11h30 Encerramento

Assista aqui: Plataforma Youtube Canal CNJ
                          17/11 (manhã) - https://www.youtube.com/watch?v=ec3tse3tp2Q
                      17/11 (tarde) - https://www.youtube.com/watch?v=i1NwqApfg6Y
                      18/11 (manhã) - https://www.youtube.com/watch?v=uYmAfpw13aU

Saiba mais na página do CNJ (link externo).

Live: Responsabilidade Social e Equidade Racial no Mundo do Trabalho

Realização: Comissão de Igualdade Racial da OAB Santos e AMATRA-2
Apoio: Comissão de Startups e Inovação da OAB Santos e Produção Preta ME
Quando: Dia 20/10/22, das 19h às 22h30

Programação
Palestra Magna Bloco 1 - A pessoa negra no mundo corporativo
Bloco 2 - A Estruturação do Ambiente ESG Racial e as Grandes empresas
Bloco 3 - ESG Racial na atividade Rural e a visão dos Povos e Comunidades Tradicionais

Assista aqui:
Plataforma Youtube Canal: AMATRA-2

Saiba mais na página da OAB Santos (link externo).

Palestra: Reflexões e ações para acolhimento humanizado da diversidade

Realização: a palestra faz parte do ciclo de encontros "Diálogos sobre educação e relações raciais" promovido pelo Núcleo pela Equidade Racial do Colégio São Domingos.

Quando: Dia 17/10/22, das 19h às 20h30

Palestrante: Nanda de Oliveira - servidora do TRT-2; Especialista em Direitos Humanos, Responsabilidade Social e Cidadania Global (PUC/RS); Integrante da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT-2

Transmissão:
Plataforma Zoom Negrivencias

Saiba mais no Instagram (link externo).

Conferência: Recomendação 128/22 do CNJ - Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero

Realização: Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP
Dia 1/9/22, das 9h às 18h.
Programação
Abertura:
9h15 – 10h | Painel de Abertura – O que é a Recomendação 128/22 do CNJ?
10h – 11h15 | 1º Painel – Aplicação da Recomendação 128/22 no Direito Tributário e Previdenciário

11h15 – 12h30 | 2º Painel – Aplicação da Recomendação 128/22 no Direito do Trabalho
Fernanda Perregil
Ivani Bramante - Desembargadora do TRT-2
Dione Almeida
Sofia Vilela de Moraes e Silva

14h – 14h30 | Palestra Solene – Recomendação 128/22 sob as perspectiva dos Direitos Humanos
14h30 – 14h45 | 3º Painel – Aplicação da Recomendação 128/22 no Direito das Famílias e Sucessões
15h45 – 17h | 4º Painel – Aplicação da Recomendação 128/22 no Direito Criminal
17h – 18h | Palestra de encerramento

Assista aqui ao evento: link para o canal do IASP no Youtube.

Saiba mais na página do IASP (link externo).

Palestra: Boas práticas no Combate ao Assédio Moral e Sexual

Teve como objetivo conscientizar sobre as boas práticas no combate ao assédio moral e sexual, com ensinamentos sobre como identificar situações de assédio e como combatê-las.
Realização: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCESP
Dia 22/08/22, das 14h às 17h.
Programação
Abertura: Dimas Ramalho – Presidente do TCESP | Antonio Heiffig Junior – Ouvidor do TCESP
Palestrantes: Jacqueline Valadares – Delegada da Polícia Civil de São Paulo | Patrícia Ramos – Juíza Titular do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) | Irineu Jorge Fava – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) | Mário Augusto Porto – Psicólogo

Assista aqui (link externo): https://www.youtube.com/watch?v=0R-FviRnyjo

Atualizado em 25/10/2023
por Diversidade e Igualdade (diversidade@trt2.jus.br)
Rolar para o topo