No dia 19 de novembro, véspera do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra (20/11), o TRT da 2ª Região inaugura a mostra “Quilombos: rastreando nossas origens”. O evento terá início às 15h no Espaço Expositivo do Centro de Memória da Justiça do Trabalho da 2ª Região, localizado no térreo do Ed. Sede do TRT-2 (rua da Consolação, 1272), na capital.
A exposição é fruto de parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e reúne 33 fotografias de autoria do servidor Paulo Eberlein, daquele órgão. As imagens foram captadas em 2023 em quilombos de Eldorado, no Vale do Ribeira, e em Ubatuba, no litoral norte paulista. Os registros retratam o cotidiano, o simbolismo ancestral e a persistência cultural desses territórios no Estado de São Paulo.
Após seis meses de planejamento conjunto e adaptação, a mostra ganha novos contornos no TRT-2, incluindo depoimentos de magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do Regional trabalhista. A ação, desenvolvida pela equipe da Seção de Gestão de Memória, reafirma o compromisso do órgão com a memória, a diversidade e a justiça social. Reforça ainda o compromisso com o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial e conecta-se aos objetivos da Resolução CNJ nº 599/2024.
A exposição “Quilombos: rastreando nossas origens” ficará no Ed. Sede até 23 de janeiro de 2026. Em seguida, poderá ser visitada no Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda, de 2 de fevereiro a 24 de abril de 2026.
