Na manhã desta sexta-feira (16/5), o TRT da 2ª Região recebeu entidades e órgãos para assinatura do termo de cooperação técnica para implementação de ações regionais voltadas ao trabalho decente e seguro. Foi também instituído o Grupo de Trabalho Interinstitucional da 2ª Região (Getrin-2) formado por representantes das instituições presentes. Confira o álbum de fotos.
O presidente do TRT-2, desembargador Valdir Florindo, comentou sobre a importância de se ter um grupo com esse tema. “Essa equipe inicia hoje um trabalho de estudo e pesquisa fundamental para a Justiça do Trabalho. Isso é muito importante pra gente avançar nesse quesito e nesse cenário em que a todo momento temos que lembrar da relevância da Justiça do Trabalho”, frisou o presidente.
Para o coordenador do Grupo de Pesquisas em Meio Ambiente do Trabalho da Universidade de São Paulo e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Guilherme Guimarães Feliciano, “essa é uma iniciativa de suma importância e mostra que a Justiça do Trabalho tem um papel a cumprir na sociedade com relação a temas vitais como esse. Trabalho decente e seguro não apenas no exercício da jurisdição, mas também na articulação de entidades e na realização ações integradas como esta”.
O Getrin-2 vai ser responsável pelo desenvolvimento de ações conjuntas para promover a implementação de iniciativas voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
As entidades que participaram do ato e compõem o grupo são o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil, Associação Brasileira de Ergonomia e Fatores Humanos, Grupo de Pesquisas em Meio Ambiente do Trabalho da Universidade de São Paulo (USP), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Serviço Social da Construção Civil do Estado De São Paulo, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo e Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Prefeitura de São Paulo.