Considerando a importância do cadastro adequado de assuntos nos processos para formulação de dados estatísticos, o TRT-2 mantém campanha para que o registro seja realizado de forma precisa. O objetivo é facilitar o trabalho de todos os profissionais, inclusive de membros da advocacia, para que obtenham as melhores informações ao elaborar peças e pesquisar jurisprudência.
No momento em que a reclamação trabalhista é ajuizada, uma das informações solicitadas no Processo Judicial Eletrônico (PJe) é a categoria na qual o processo se encaixa. Por esse motivo, é importante que advogados e advogadas insiram corretamente os temas dos processos conforme os pedidos feitos nos autos. Essas informações vão integrar as estatísticas do TRT-2 e serão relevantes para os próprios operadores do direito no exercício das atividades.
Vale lembrar que a prática de não inserir todos os temas das petições faz com que os números deixem de refletir a tendência atual das ações. Perde-se, assim, informação importante para o Regional e rapidez na prestação de contas à sociedade.
Por isso, colabore. No momento da distribuição, insira todos os temas pertinentes no processo. Sua atuação é fundamental para o tratamento de dados na 2ª Região.
Passo a passo no PJe
- Inicie a distribuição do novo processo clicando menu Processo > Novo Processo;
- Preencha o local onde o processo eletrônico será distribuído (jurisdição), a classe judicial e clique Incluir;
- Na aba Assuntos, selecione todos os temas relacionados à petição inicial e faça a associação com o processo clicando Adicionar (seta amarela) ao lado de cada assunto. Para agilizar o trabalho, utilize o campo de pesquisa para encontrar os assuntos;
- Ao concluir a associação de assuntos, indique dentre eles qual é o Assunto Principal.
Tutorial em vídeo
Para aumentar a conscientização sobre a importância do cadastro de assuntos e facilitar a compreensão com referências visuais, o TRT-2 disponibiliza uma série de publicações voltadas à advocacia nas mídias sociais. Esse conteúdo pode ser acessado no Instagram, Facebook e YouTube.
Confira o vídeo tutorial abaixo: