Professores(as), estudantes, membros da advocacia, de instituições de ensino, empresas, entes privados, além de tribunais podem se inscrever até o dia 7 de novembro para a 16ª edição do "Prêmio Conciliar é Legal", do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Conforme a Portaria CNJ n. 206/2025, a premiação tem como temática central os direitos humanos e está dividida em duas modalidades: Produtividade (restrita aos tribunais) e Boas Práticas. Essa última é aberta a todos os(as) interessados(as), incluindo magistrados(as) e servidores(as).
De iniciativa do CNJ, a premiação visa reconhecer e disseminar boas ações de modernização em prol da aproximação das partes, da efetiva pacificação e do aprimoramento da Justiça.
Além disso, objetiva dar visibilidade às iniciativas de sucesso a fim de contribuir para maior mobilização nacional em favor da conciliação e da mediação e contribuir para a imagem de uma Justiça sensível, pacificadora e eficiente perante a opinião pública em geral.
Os prêmios serão entregues em cerimônia a ser realizada no mês de abril de 2026, preferencialmente.
(Com informações do CNJ)
Semana da Conciliação
A 15ª edição da Semana Nacional da Execução Trabalhista ocorrerá de 15 a 19 de setembro. Com o tema “15 anos de transformação: a Justiça que faz acontecer”, é promovida pela Comissão Nacional de Efetividade da Execução Trabalhista do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com os 24 Tribunais Regionais do Trabalho. A iniciativa reforça a importância da fase de execução na garantia do cumprimento das decisões judiciais e da efetivação dos direitos trabalhistas.
Partes e advogados(as) interessados(as) na tentativa de resolução da demanda por meio de acordo puderam inscrever, durante o período previsto (e já encerrado), processos que estivessem na fase de liquidação ou execução no TRT da 2ª Região. Para acompanhar as inscrições e para outras informações a respeito da conciliação no TRT da 2ª Região, acesse a aba Institucional / Portal da Conciliação > clicar “Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Conflitos Individuais)” - ou clique aqui.