Semana do(a) Servidor(a) 2025

Telepresencial

Datas: 20, 21, 22, 23 e 24/10/2025
Horário: dias 20, 21 e 24/10, das 14h às 15h; dia 22/10, das 17h às 18h; dia 23/10, das 18h às 19h
Modalidade: Telepresencial (YouTube)
Carga horária: 1 hora-aula por palestra
Público-alvo: Magistrados(as) e servidores(as) ativos(as) e aposentados(as) do TRT2, agentes de polícia judicial do TRT2, estagiários(as), aprendizes e terceirizados(as) do TRT2, magistrados(as) e servidores(as) de outros Tribunais, membros e servidores(as) do Ministério Público, advogados(as) e público em geral

Realização

EJUD2, Secretaria de Saúde do TRT 2 e Coordenadoria de Serviços Integrados à Promoção de Qualidade de Vida do TRT2

Programação

Objetivo 

Promover reflexões sobre a proibição do uso de telas em escolas de acordo com o conteúdo do seu livro. A palestra se insere em um contexto de crescente atenção pública ao impacto do uso excessivo de telas, tanto na educação quanto no convívio familiar e social.

 

Conteúdo Programático

  • Vivemos a era das informações. Informação não é verdade. Nem conhecimento.
  • A verdade dá trabalho. Exige pesquisa, tempo, disposição, dedicação e, claro, conhecimento. O uso da tecnologia, embora fascinante, tem que ser repensado para crianças e adolescentes, cérebros em desenvolvimento, posto que há dados que indiscutivelmente apontam um aumento da doença mental entre os jovens do mundo inteiro. Há que se elaborar criticamente e entender continuamente o papel da tecnologia nessa faixa de idade. E depois, também. Estamos continuamente aprendendo. Talvez em um ritmo diferente dos avanços tecnológicos.
  • Algumas certezas já temos: laços presenciais promovem e fortalecem valores humanos ESSENCIAIS para a saúde mental de TODOS.
  • E escola é uma oportunidade única para entender e “exercitar” estes valores humanos. A IA com certeza vai revolucionar nossa forma de aprender e de conviver. Quantos desafios nos aguardam? Impossível prever. 

 

Palestrante: Ana Maria de Ulhôa Escobar

Objetivo

Capacitar os(as) participantes a identificar hábitos que prejudicam o sono e adotar estratégias práticas de higiene do sono que favoreçam a qualidade do descanso e a regulação do ritmo biológico.

 

Conteúdo Programático:

  • Conceito de sono
  • Sono nas diferentes idades
  • Qualidade e fases do sono
  • Principais doenças associadas ao sono
  • Higiene do sono
  • Hipnóticos e medicamentos que interferem no sono

 

Palestrante: Mário Henrique Camargos de Lima

Realização: Esta palestra em especial também tem como realizadores o Programa Trabalho Seguro (PTS-TRT2) e o Grupo de Trabalho Interinstitucional do TRT2 (GETRIN-2)
 

Objetivo

Promover a conscientização sobre a interação mente e corpo e o impacto das emoções na saúde, incentivando o desenvolvimento de habilidades de gestão emocional e o bem-estar integral.

Estimular nos(as) participantes a compreensão de como as emoções influenciam na saúde física e mental, favorecendo o reconhecimento dos sinais psicossomáticos e a adoção de práticas de gestão emocional – como atenção plena, respiração consciente, resiliência, empatia e transformação cognitiva para promover equilíbrio e bem-estar.

 

Conteúdo Programático

1. Uma Conexão Inseparável: como as emoções repercutem nas funções biológicas do organismo

Explorar a intrínseca relação entre as respostas biológicas do organismo frente aos diferentes tipos de sentimentos/emoções.

  • A Neurobiologia das Emoções: resposta do cérebro frente às emoções e modulação hormonal (produção de cortisol, adrenalina, ocitocina) e seus efeitos no corpo.
  • Doenças Psicossomáticas e Ação do Estresse Crônico: Demonstrar como emoções não gerenciadas podem se manifestar como problemas de saúde física
  • O papel das Atitudes Positivas: Como emoções como alegria, gratidão e contentamento podem fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde cardiovascular e promover a longevidade.

2. Estratégias Práticas para a Gestão Emocional e Bem-Estar Integral

Apresentar algumas ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia para gerenciar as emoções.

  • Técnicas de Atenção Plena e Meditação: apresentar essas práticas como formas eficazes de observar as emoções sem julgamento e reduzir a reatividade.
  • Técnicas de Respiração: ação de exercícios respiratórios que agem no sistema nervoso e promovem o relaxamento.
  • Diário Emocional e Autoconsciência: encorajar a prática de registrar e refletir sobre as emoções para identificar padrões e gatilhos.
  • A Importância da Atividade Física e Alimentação: conexão entre hábitos saudáveis,
  • estabilidade emocional e equilíbrio bioquímico.

3. Construção da Resiliência: Transformar Desafios Emocionais em Crescimento Pessoal

Apresentar possibilidades de aprimorar a capacidade de se recuperar de adversidades e usar as emoções como propulsoras de desenvolvimento.

  • Importância do Desenvolvimento da Empatia e Conexão Social: programas de ações corporativas e sociais visando promover relacionamentos saudáveis e apoio social são fundamentais para a regulação emocional saudável e desenvolvimento da resiliência.
  • Propósito e a Busca de Significado: ter claro o propósito de vida pode ajudar a enfrentar momentos desfavoráveis e a manter uma perspectiva positiva.
  • Aceitação e Autocompaixão: acolher as próprias emoções, mesmo as "negativas", é o primeiro passo para gerenciá-las de forma saudável.
  • Transformação Cognitiva: mudar a perspectiva sobre eventos e emoções podem reduzir seu impacto negativo e facilitar novas oportunidades de aprendizado.

 

Palestrante: Aparecida Maria Pacetta

Objetivo

Conscientizar sobre a importância da vacinação para a saúde individual e coletiva e a vacina como ferramenta de prevenção e proteção contra doenças.

Apresentar o histórico das vacinas, como elas funcionam no organismo, diferenciar os tipos de vacinas, discutir os efeitos populacionais, orientar sobre calendários vacinais e refletir sobre as causas da hesitação e estratégias para superá-la.

 

Conteúdo Programático

  • Histórico
  • Como funcionam as vacinas
  • Tipos de vacina
  • Efeitos populacionais
  • Calendários vacinais do PNI e da rede privada
  • Hesitação vacinal.

 

Palestrante: Amanda Nazareth Lara

Objetivo

Explicar de forma acessível como a ciência funciona e o que são evidências científicas.

Apresentar exemplos de alegações de saúde verdadeiras e falsas, destacando os riscos da desinformação.

Demonstrar como dados científicos podem ser distorcidos e oferecer estratégias práticas para que o público identifique informações de qualidade e se proteja de boatos e falsas promessas relacionadas à saúde.

 

Conteúdo Programático

1. Como a ciência funciona: do surgimento de hipóteses à validação de teorias

2. O que são evidências científicas (e porque nem todas são confiáveis)

3. Porque a ciência importa, afinal?

Visão geral sobre as agências regulatórias: o que pode ou não pode entrar no mercado

O papel da IARC e da JECFA: quais são as causas do câncer e o que é considerado seguro para consumo?

Como alegações de saúde são reguladas: de medicamentos a suplementos

Como se define o que será pago pelos planos de saúde ou incorporado ao SUS: o papel da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)

4. Como a ciência é distorcida para criar narrativas "baseadas em evidências" (e o que fazer para se proteger)

 

Palestrante: Igor Eckert

Currículo

Palestrante(s)

  • Médica Infectologista Doutora em Ciências (Programa de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
  • Atualmente é médica assistente do CRIE e Ambulatório dos Viajantes no HC-FMUSP

  • Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria da FMUSP
  • Presidente da Comissão de Graduação do Departamento de Pediatria da FMUSP
  • Membro do Conselho Diretor do Centro de Desenvolvimento da Infância da FMUSP
  • Coordena Cursos de Graduação e pós-graduação na Faculdade de Medicina da FMUSP
  • Editora da Revista Clínica
  • Editora e Colunista da Revista Crescer
  • Autora de 4 livros na área de pediatria
  • Autora dos livros “Boas Vindas Bebê 1”, “Boas Vindas Bebê 2”, “Meu filho tá online demais”
  • Ex consultora do programa Bem Estar da TV Globo
  • Embaixadora oficial do Instituto Jô Clemente, Ex- APAE de São Paulo
  • Comunicadora em Saúde, com mais de 3 milhões de seguidores(as) nas redes sociais

  • Assistente Doutor da Clínica Ginecológica do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (USP)
  • Sub-Chefe do Serviço de Uroginecologia (USP)
  • Atua na área de Ginecologia, com ênfase em Uroginecologia
  • Doutorado em Medicina, Área de Concentração em Obstetrícia e Ginecologia (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
  • Pós-Graduada em Bases de Medicina Integrativa (Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein)
  • Pós-Graduada em Gestão Emocional nas Organizações “Cultivating Emotional Balance” (Santa Barbara Institute for Consciousness Studies e Hospital Israelita Albert Einstein)
  • Graduada (Faculdade de Medicina da Fundação ABC)
  • Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia (Hospital das Clínicas da
  • Faculdade de Medicina da USP)

  • Nutricionista
  • Analista de pesquisa clínica e Medical writer
  • Especializado na produção de meta análise e pareceres técnicos e assuntos científicos regulatórios
  • Professor em pós-graduação lato sensu e sócio proprietário da EVIDENS, onde oferece treinamento de leitura e produção científica

  • Graduação em Medicina (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG).
  • Residência médica em Oftalmologia (Instituto dos Servidores do Estado de Minas Gerais - IPSEMG)
  • Especialista em Oftalmologia (Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO e International Council of Ophthalmology - ICO)
  • Especialista em Córnea, Doenças Externas e Lentes de Contato (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP)
  • Doutor em Ciências no programa de Oftalmologia (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP)
  • Pós-doutorado (FMUSP)
  • Professor da disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro (Unisa)

Importante

No dia e horário marcados para cada palestra, acesse o canal da EJUD2 no YouTube: www.youtube.com/ejud2

As inscrições são feitas por palestra, podendo o(a) participante se inscrever para a(s) palestra(s) que escolher.

Será certificada 1 hora-aula aos(às) participantes que comprovarem frequência por meio de assinatura da lista de presença que será disponibilizada durante a apresentação de cada palestra.

As palestras contarão com o seguinte recurso de acessibilidade: tradução para Libras.

A carga horária destas palestras são válidas para a manutenção da GAS - Gratificação de Atividade de Segurança dos(as) Agentes de Polícia Judicial do TRT2.

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