Realização: Esta palestra em especial também tem como realizadores o Programa Trabalho Seguro (PTS-TRT2) e o Grupo de Trabalho Interinstitucional do TRT2 (GETRIN-2)
Objetivo
Promover a conscientização sobre a interação mente e corpo e o impacto das emoções na saúde, incentivando o desenvolvimento de habilidades de gestão emocional e o bem-estar integral.
Estimular nos(as) participantes a compreensão de como as emoções influenciam na saúde física e mental, favorecendo o reconhecimento dos sinais psicossomáticos e a adoção de práticas de gestão emocional – como atenção plena, respiração consciente, resiliência, empatia e transformação cognitiva para promover equilíbrio e bem-estar.
Conteúdo Programático
1. Uma Conexão Inseparável: como as emoções repercutem nas funções biológicas do organismo
Explorar a intrínseca relação entre as respostas biológicas do organismo frente aos diferentes tipos de sentimentos/emoções.
- A Neurobiologia das Emoções: resposta do cérebro frente às emoções e modulação hormonal (produção de cortisol, adrenalina, ocitocina) e seus efeitos no corpo.
- Doenças Psicossomáticas e Ação do Estresse Crônico: Demonstrar como emoções não gerenciadas podem se manifestar como problemas de saúde física
- O papel das Atitudes Positivas: Como emoções como alegria, gratidão e contentamento podem fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde cardiovascular e promover a longevidade.
2. Estratégias Práticas para a Gestão Emocional e Bem-Estar Integral
Apresentar algumas ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas no dia a dia para gerenciar as emoções.
- Técnicas de Atenção Plena e Meditação: apresentar essas práticas como formas eficazes de observar as emoções sem julgamento e reduzir a reatividade.
- Técnicas de Respiração: ação de exercícios respiratórios que agem no sistema nervoso e promovem o relaxamento.
- Diário Emocional e Autoconsciência: encorajar a prática de registrar e refletir sobre as emoções para identificar padrões e gatilhos.
- A Importância da Atividade Física e Alimentação: conexão entre hábitos saudáveis,
- estabilidade emocional e equilíbrio bioquímico.
3. Construção da Resiliência: Transformar Desafios Emocionais em Crescimento Pessoal
Apresentar possibilidades de aprimorar a capacidade de se recuperar de adversidades e usar as emoções como propulsoras de desenvolvimento.
- Importância do Desenvolvimento da Empatia e Conexão Social: programas de ações corporativas e sociais visando promover relacionamentos saudáveis e apoio social são fundamentais para a regulação emocional saudável e desenvolvimento da resiliência.
- Propósito e a Busca de Significado: ter claro o propósito de vida pode ajudar a enfrentar momentos desfavoráveis e a manter uma perspectiva positiva.
- Aceitação e Autocompaixão: acolher as próprias emoções, mesmo as "negativas", é o primeiro passo para gerenciá-las de forma saudável.
- Transformação Cognitiva: mudar a perspectiva sobre eventos e emoções podem reduzir seu impacto negativo e facilitar novas oportunidades de aprendizado.
Palestrante: Aparecida Maria Pacetta