ZOOM
23, 24, 25 e 26/08/21
das 17h00 às 19h30
Transmissão ao vivo (Zoom)
10 horas-aula*A serem averbadas diretamente aos participantes que assinarem a lista de presença.
Magistrados e servidores do TRT-2
23, 24, 25 e 26/08/21
das 17h00 às 19h30
Transmissão ao vivo (Zoom)
10 horas-aula*A serem averbadas diretamente aos participantes que assinarem a lista de presença.
Magistrados e servidores do TRT-2
EJUD2 e Comissão de Diversidade e Igualdade do TRT-2
<style type="text/css"><!--br {mso-data-placement:same-cell;}--> </style> O curso tem por objetivo traçar um panorama da mobilização de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTI) no mundo e no Brasil, desde os protoativismos europeus do fim do séc. XIX, passando pela era inaugurada pela Revolta de Stonewall nos EUA e chegando até os dias atuais. O enfoque proposto passa, centralmente, pela compreensão de como essas movimentações na história aprofundaram um direito geral de igualdade, herdado das revoluções liberais, deslocando-o para um direito à diferença. A partir desse deslocamento, será possível analisar o processo de construção social e institucional dos direitos LGBTI+.
<style type="text/css"><!--br {mso-data-placement:same-cell;}--> </style> Conteúdo programático:
23/08 - Definições conceituais; compreensões sobre gênero e sexualidade: essencialismo x construtivismo; as histórias da sexualidade no plural; onde quase tudo começou: eurocentrismo e o protoativismo no final do XIX e início do XX na Europa.
24/08 - Mudanças políticas e culturais pós-Segunda Grande Guerra; antecedentes de Stonewall nos EUA; ativismos homófilos dos anos 1950; casos de revoltas anteriores em bares; mobilizações existentes na América Latina. Levante de Stonewall: da vergonha ao orgulho; disputas das memórias e protagonismo das lésbicas e trans: apagamentos e invisibilizações; os novos grupos militantes; surgimento da epidemia do HIV-aids; normalização do movimento, institucionalização e as críticas queer.
25/08 - E no Brasil? Do armário ao gueto: primórdios do ativismo nos anos 60; as políticas sexuais da ditadura: violência, censura e repressões; processo de transição e as mobilizações feminista, negra e homossexual; Grupo Somos, jornal Lampião da Esquina e o início do Movimento Homossexual Brasileiro; a Primeira Onda.
26/08 - Do gueto às ruas: emergência da Segunda Onda e epidemia do HIV/aids; luta por direitos (despatologização e Constituinte); a Terceira Onda; negociação com Estado e mercado; as Paradas do Orgulho LGBT; políticas públicas e judicialização dos direitos LGBTs; papel do poder Judiciário; quarta onda: os movimentos LGBT na atualidade; novos sujeitos, novas mídias; diferentes tipos de ativismos; backlash e ascensão conservadora; quais as perspectivas de futuro?
<style type="text/css"><!--br {mso-data-placement:same-cell;}--> </style>
Será enviado e-mail aos inscritos até o dia 20/08, informando o link para acesso ao evento. Esclarecemos que as aulas acontecerão sempre no mesmo endereço.
Serão averbadas 10 horas-aula aos participantes que comprovarem, no mínimo 75% de participação, por meio de assinatura da lista de presença virtual que será disponibilizada no momento da apresentação de cada uma das aulas.