Vantagens do blended learning para alunos e professores

Criado por José Erigleidson

Numa definição simples, blended learning é a mistura do que tem de melhor em dois mundos: o presencial e on-line. Diria que vai além disso, uma vez que ele permite melhorar o que já é viável em termos de práticas presencias e on-line, bem como favorece o desenvolvimento de estratégias inusitadas, as quais não seriam possíveis no presencial ou on-line individualmente.

Entre tantos benefícios do blended learning para alunos e professores, aqui eu vou destacar cinco deles.

Comunidade de aprendizagem

A educação tradicional é muito focada no aprendizado individual. No blended learning essa não é a melhor prática, daí a importância de formentar a comunidade de aprendizagem.

Alunos e professores têm mais oportunidade para trabalhar a comunidade de aprendizagem no ambiente híbrido. Junto com ela, a comunidade, vem o aprendizado colaborativo, que no blended learning é favorecido pelas diferentes formas de hibridismo (midiático, temporal, espacial, didático etc).

Vale ainda ressaltar que a comunidade de aprendizagem é a sociabilidade própria da inteligência coletiva.

Flexibilidade

Graças ao suporte de tecnologias digitais, que superam o tempo e o espaço, o blended learning permite o aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar, possibilitando que os alunos aprendam sem as barreiras de temporais e territoriais.

Aumento da interação

Ao juntar as possibilidades do ensino presencial e on-line, a aprendizagem híbrida descortina novas oportunidades para os diferentes tipos de interação: entre os alunos, entre alunos e professor, aluno e conteúdos.

As interações, antes restritas às potencialidades da sala física ou on-line, agora podem ser ampliadas e melhoradas. Por exemplo, após a interação individual com o conteúdo on-line, os alunos podem interagir entre eles numa estratégia como a peer instruction, metodologia em que os alunos se ajudam mutuamente.

Aprendizado aprimorado

O ambiente de aprendizagem híbrida cria condições para o desenvolvimento de vários tipos de atividades, síncronas e assíncronas, gamificação, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, peer instruction, laboratório virtuais, vídeos interativos etc., o que pode favorecer o engajamento e o aprendizado.

Os estudos têm mostrado que os resultados de aprendizagem são melhores na aprendizagem híbrida.

Competências digitais e soft skills

Como o uso da tecnologia é inerente à aprendizagem híbrida, isso pode contribuir para o desenvolvimento de competências digitais de alunos e educadores. Além delas, há também o desenvolvimento das soft skills, como a colaboração, pensamento crítico e criatividade, negociação etc., todas fundamentais aos cidadãos do séc. XXI.

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