EJUD2 realiza Painel “Mundo em transição: formações básicas e políticas a partir de existências trans no Brasil”
Voltado a magistrados(as) e servidores(as) do TRT-2, integrantes de outros Tribunais e do Ministério Público, advogados(as), aposentados (as) e público em geral.

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (EJUD2) realizará, nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2026, o Painel “Mundo em transição: formações básicas e políticas a partir de existências trans no Brasil”. A atividade ocorrerá na modalidade telepresencial (Youtube), das 17h às 19h, com carga horária de 4 horas-aula.
A formação terá como objetivo fortalecer o Estado Democrático de Direito, capacitando o Poder Judiciário para identificar e enfrentar práticas discriminatórias baseadas em gênero, além de promover a atualização cultural da Magistratura, instrumentalizar os(as) magistrados(as) no uso de linguagem correta e respeitosa e oferecer repertório histórico e sociológico que possibilite compreender a realidade da população trans para além do senso comum, reconhecendo as especificidades de suas vulnerabilidades e potencialidades no mercado de trabalho.
A programação inclui, no dia 24/02, a palestra “Letramento de Gênero e Humanidade. O que é básico quando se trata de pessoas trans?” e, no dia 25/02, “Insurgências de Vida contra a Necropolítica Global Anti-gênero: as experiências da Aparelha Luzia e da Trans_borda Impacto”, com participação de Amala Malaman, travesti pesquisadora e produtora cultural graduada pela USP; Ariel Nobre, mestrando na ESPM e diretor-executivo do Observatório da Diversidade na Propaganda; Digg Franco, CEO da Trans_borda Impacto Social e fundador da Casa Chama; e Érica Malunguinho, mestra pela USP e primeira deputada estadual transexual eleita no Brasil.
Texto: Melissa Albuquerque
Revisão: José Erigleidson da Silva


