Ejud2 realiza oficinas telepresenciais sobre o uso de inteligência artificial
A capacitação abrange desde noções introdutórias até a aplicação prática e responsável da IA
A Escola Judicial realizará uma série de cinco oficinas telepresenciais para capacitar magistrados(as) e servidores(as) no uso de ferramentas de inteligência artificial (IA). A iniciativa é direcionada ao público interno do Tribunal e tem o objetivo de aprimorar as rotinas de trabalho com o apoio da tecnologia.
As oficinas serão realizadas entre os dias 16 e 30 de setembro. O curso busca capacitar o público do TRT-2 para o uso ético, responsável e eficiente da IA, de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e do Tribunal Superior do Trabalho. As oficinas 1 e 2 são preparatórias para as demais, garantindo que todos os participantes tenham a base de conhecimento necessária para as aplicações mais avançadas.
A programação atende a diferentes necessidades e níveis de conhecimento. As oficinas cobrem tópicos como "Introdução às Ferramentas de IA para uso no Judiciário" (Oficina 1) e "Engenharia de Prompts" (Oficina 2). As subsequentes focam em aplicações específicas, como "O uso da IA no âmbito das Secretarias de Varas" (Oficina 3), "O uso da IA nas audiências e julgamentos de primeira instância" (Oficina 4) e "O uso da IA nos julgamentos de segunda instância" (Oficina 5).
A série será orientada pelo juiz do trabalho do TRT-2 Evandro Bezerra. O magistrado é especialista em Direito Público e membro do Comitê de Tecnologia da Informação do TRT-2. A iniciativa contribui para a constante atualização do corpo funcional, alinhando a eficiência processual com as normativas mais recentes sobre o uso da IA no âmbito da Justiça do Trabalho.
Texto: Myrna Christina Moroz