O Tribunal do Trabalho de São Paulo publicou, no último mês de janeiro, o resultado da Pesquisa de Satisfação dos Usuários Externos, realizada em 2021 pela Coordenadoria de Estatística e Gestão de Indicadores do Regional. As áreas avaliadas foram Portal na Internet, Prestação Jurisdicional, Atendimento, Comunicação e Instituição. Dos temas analisados, Instituição foi o que recebeu o maior percentual de respostas positivas, 67,3%, seguido de Comunicação e Portal na Internet, ambos com percentuais bem próximos (62,7% e 62,5%).
Para 68,3% dos usuários que responderam a pesquisa, o Tribunal é uma instituição confiável. Já em relação à responsabilidade e valores socioambientais, 66,3% acreditam que o Regional atua de forma sustentável, ética, acessível, inovadora, com valorização das pessoas e da cidadania e pacificação social no âmbito das relações de trabalho.
Quatrocentas pessoas, entre cidadãos, advogados, partes em processos, peritos e estudantes, realizaram a avaliação dos temas apresentados em questionário, que ficou disponível entre 13 de outubro e 12 de novembro de 2021.
O Atendimento prestado pelo TRT-2 teve 51,4% de grau de satisfação e Prestação Jurisdicional foi a única dimensão avaliada a ficar abaixo dos 50% de respostas positivas, 45,5%. As questões apresentadas na pesquisa referem-se aos serviços utilizados nos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2021.
Cada tema contou com um grupo de assertivas para serem avaliadas em escalas de quatro pontos: muito satisfeito, satisfeito, parcialmente satisfeito e insatisfeito, além das opções prefiro não opinar e não se aplica. Esse conjunto de 28 assertivas (que compõem as dimensões avaliadas) forma o núcleo-base da pesquisa, sendo utilizado para a aferição dos indicadores.
Confira, abaixo, os percentuais apresentados de cada tema:
Instituição - 67,3% (total)
- O TRT da 2ª Região é uma instituição na qual eu confio - 68,3%.
- O TRT-2 atua com responsabilidade e valores socioambientais: sustentabilidade, ética, acessibilidade, inovação, valorização das pessoas e da cidadania e pacificação social no âmbito das relações de trabalho - 66,3%.
Comunicação institucional - 62,7% (total)
- A comunicação realizada pelo TRT-2, nos seus diversos canais, é clara e eficaz - 66,2%.
- Há divulgação e transparência nas ações e procedimentos do TRT-2 - 64,4%.
- Há canais de comunicação adequados para sugestões, reclamações e denúncias - 57,2%.
Portal do TRT da 2ª Região na Internet (site) - 62,5% (total)
- O conteúdo disponibilizado no portal (site) é útil, interessante e relevante para mim - 68,4%.
- O portal (site) permite a acessibilidade às pessoas com deficiência - 66,9%.
- Encontro com facilidade o serviço / informação que procuro no site (Portal) do TRT-2 - 64%.
- A consulta processual / pesquisa do andamento processual atende minhas necessidades como usuário(a) - 58,8%.
- As informações são organizadas de forma clara permitindo navegação simples e intuitiva - 57,6%.
Atendimento - 51,4% (total)
- Os servidores e servidoras são cordiais e demonstram boa vontade em atender - 55%.
- As informações prestadas são claras, fáceis de entender e precisas - 54,1%.
- O atendimento é rápido e sem espera excessiva - 51,5%.
- Normalmente, a dúvida, demanda, questionamento é esclarecido / resolvido - 49,1%.
- Normalmente a comunicação com a(s) unidade(s) do TRT-2 é fácil e sem demora para conseguir contato - 47,2%.
Prestação Jurisdicional do TRT da 2ª Região - 45,5% (total)
- Sou tratado com respeito e cordialidade pelos(as) magistrados(as) de 1º Grau - 60,9%.
- O prazo entre a petição inicial e a marcação da primeira audiência é razoável - 50,7%.
- As decisões judiciais proferidas em 1ª instância seguem o disposto nas leis e são justas, imparciais e claras - 43,8%.
- O tempo de tramitação dos processos na fase de conhecimento (1º Grau) é razoável - 37,5%.
- As audiências são realizadas no horário previsto - 36,5%.
- Tenho acesso aos magistrados(as) de 1º Grau para esclarecer ou despachar minhas demandas - 31,6%.
- O tempo de tramitação dos processos na fase de execução (1º Grau) é razoável - 25,8%.
- Sou tratado com respeito e cordialidade pelos(as) magistrados(as) de 2º Grau - 62,8%.
- As decisões judiciais proferidas em 2ª instância seguem o disposto nas leis e são justas, imparciais e claras - 45,3%.
- O tempo de tramitação dos processos no 2º Grau é razoável - 44,6%.
- Tenho acesso aos magistrados(as) de 2º Grau para esclarecer ou despachar minhas demandas - 33,6%.
- Os benefícios do PJe ─ Processo Judicial Eletrônico - 69%.
- Considero que há atuação do TRT-2 para que a parte receba os direitos reconhecidos na sentença judicial - 50,3%.
Acesse o relatório completo da pesquisa aqui.