Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

TRT-2 homologa acordo entre empresa e sindicato dos metalúrgicos de Mogi das Cruzes-SP

Conflitos Coletivos

 

O sindicato dos metalúrgicos de Mogi das Cruzes-SP e a empresa Torcomp Usinagem e Componentes (que fornece peças para a indústria automobilística) entram em acordo após audiência em Dissídio Coletivo de Greve realizada no TRT-2, na última sexta (10/2). As negociações foram conduzidas pela juíza auxiliar da Vice-Presidência Judicial Soraya Galassi Lambert no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Conflitos Coletivos).

O ajuste contemplou as principais reivindicações dos trabalhadores, entre elas o estabelecimento de cronograma para pagamento das verbas rescisórias devidas; e a permanência em convênio médico e homologação das rescisões contratuais para fins de movimentação de depósito de FGTS e seguro-desemprego.

A companhia também se comprometeu a fornecer cesta básica aos empregados; pagar integralmente os dias e horas de paralisação, sem qualquer necessidade de compensação; e garantir emprego pelo prazo de 90 dias aos trabalhadores remanescentes.

Em contrapartida, os trabalhadores cessaram o movimento grevista, que teve início com a dispensa de 23 empregados em 7 de fevereiro. A firma alegou dificuldades financeiras que foram agravadas pela covid-19. 

Nas palavras da magistrada, “é gratificante construir o acordo por meio da conciliação”. Isso porque a composição poderá minimizar o sofrimento de trabalhadores dispensados em razão de uma crise financeira, além de permitir que a empresa possa cumprir o acordo integralmente e permanecer ativa.

(Processo nº 1000733-64.2023.5.02.0000)

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo