Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

TRT-2 forma primeira turma de laboratoristas para atuar em projetos de inovação e sustentabilidade do Regional

 

O TRT da 2ª Região capacitou, entre os meses de junho e julho, a primeira turma de 15 laboratoristas para atuar em projetos de inovação e sustentabilidade da instituição. O grupo reúne magistrados(as) e servidores(as) de diversas áreas (judiciária e administrativa) do Tribunal.

Em 30 de junho, por meio do Ato Corpo Diretivo nº 01, o TRT-2 criou seu Conselho de Inovação e o Laboratório de Inovação, de Inteligência Artificial e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Liods-TRT2). A iniciativa se alinha à Resolução nº 395/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário.

A Oficina de Formação de Laboratoristas – Abordagem Design Thinking foi ministrada por Gisele Molinari Fessore, diretora da Subsecretaria de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Justiça Federal de São Paulo. As aulas ocorreram de forma remota, por iniciativa da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) e da Escola Judicial do TRT-2 (Ejud-2). Em maio, o Regional promoveu o Curso de Introdução à Inovação no TRT-2, pré-requisito para a participação na oficina.

Design Thinking é um processo desenvolvido para gerar produtos e serviços inovadores, com valor percebido pelo usuário. No Regional, o intuito é otimizar os processos de trabalho, aprimorando a prestação jurisdicional e posicionando o usuário como peça central na execução do serviço público.

Vale lembrar que a inovação e a sustentabilidade também estão contempladas nas versões mais recentes do Plano Estratégico Institucional (PEI) e do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT da 2ª Região, ambos relativos ao período 2021-2026.

Entre os laboratoristas capacitados, estão representantes de diversas áreas e comissões, como: Comissão Permanente de Gestão Socioambiental e Comissão Gestora do PLS; Comissão da Diversidade e Igualdade; Presidência; Central de Mandados da capital; Secretaria de Comunicação Social; Seção de Gestão Socioambiental; Secretaria de Infraestrutura, Logística e Administração Predial; Coordenadoria de Gestão e Criação de Conteúdos Digitais no Ensino à Distância da Ejud; Gabinete da 2ª VT/São Caetano; Secretaria da 5ª VT/Cubatão; Gabinete do des. Orlando Apuene Bertão; Seção de Gestão de Serviços de Copa; Secretaria da 8ª VT/São Bernardo; Secretaria da 8ª VT/SP; Gabinete da 69ª VT/SP; Centro de Memória; e Seção de Riscos e Compliance.

Para saber mais sobre a composição e a competência do Conselho de Inovação do TRT-2, assim como os objetivos do Laboratório de Inovação (Liods-TRT2), consulte a íntegra do Ato nº 01/CD, de 30 de junho de 2021

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo