Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

TRT-2 dá posse a duas desembargadoras e dois desembargadores em ato no Ed. Sede

 

Duas novas desembargadoras e dois novos desembargadores tomaram posse no TRT da 2ª Região na tarde de sexta-feira (18/11). O ato ocorreu no Salão Nobre do Ed. Sede, em São Paulo, e reuniu profissionais do TRT-2, da advocacia, do Ministério Público do Trabalho, além de familiares dos(as) empossados(as). Veja o álbum de fotos do evento e a íntegra no You Tube.

Os novos membros do 2º grau de jurisdição do TRT-2 são:

Des. Marina Junqueira Netto de Azevedo Barros (promovida pelo critério de antiguidade, integrará a 15ª Turma do Regional);

Des. Andréia Paola Nicolau Serpa (promovida pelo critério de antiguidade, fará parte da 7ª Turma do Tribunal);

Des. Ricardo Apostólico Silva (promovido pelo critério de merecimento, comporá a 13ª Turma do Órgão);

Des. Homero Batista Mateus da Silva (promovido pelo critério de merecimento, integrará a 17ª Turma do TRT-2).

Uma das vagas foi aberta pela promoção do então desembargador Sergio Pinto Martins a ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). As três outras vagas decorreram da aposentadoria dos desembargadores Rafael Edson Pugliese Ribeiro, Adalberto Martins e Silvana Abramo Margherito Ariano.

No ato, houve a leitura dos quatro termos de posse, cada integrante prestou seu compromisso e assinou o documento. A presidente do TRT-2, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, fez a declaração de posse dos novos membros e, como Grã-Mestre da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, entregou a medalha (grau Grã-Cruz) e a faixa a cada novo desembargador.

Pronunciamentos

Emocionado, o desembargador Homero Batista Mateus da Silva fez a fala inicial em nome do grupo. Ele lembrou a dedicação de décadas de cada um deles até alcançar essa posição. Saudou os presentes e homenageou nomes importantes em sua trajetória. Ressaltou que "somos todos uma grande família" e destacou a responsabilidade do cargo, dada a abrangência de atuação do Regional e a relevância dos ocupantes anteriores das cadeiras que agora assumem. Agradeceu à presidente do Tribunal: "Conte conosco para tudo o que a Casa necessitar".

Em seguida, cada empossado(a) agradeceu aos familiares pela contribuição em sua formação e trajetória profissional, assim como aos colegas da magistratura e servidores com quem atuaram diretamente no TRT-2. (Veja aqui as entrevistas feitas com os novos desembargadores e desembargadoras do Regional).

Na ocasião, o juiz Bruno José Perusso, presidente da Amatra-2, cumprimentou os novos membros. Aproveitou ainda para pontuar a mudança no "trabalho isolado" da 1ª instância para o "trabalho em colegiado e carregado de responsabilidade" do 2º grau. E colocou a associação à disposição.

A procuradora do trabalho Claudia Regina Lovato Franco, representando a chefia do Ministério Público do Trabalho da 2ª Região, também parabenizou e desejou sucesso aos quatro desembargadores.

Em sua fala, a presidente do TRT-2, Beatriz de Lima Pereira, citou Fernando Pessoa: "Importemo-nos apenas com o lugar onde estamos. Há beleza bastante em estar aqui, e não em outra parte qualquer". Desejou felicidades aos novos integrantes do 2º grau e, em seguida, encerrou o ato de posse. 

Presentes no evento

Compuseram a mesa, além da presidente do TRT-2, o ministro Sergio Pinto Martins, do TST; o desembargador Emilson Antonio de Lima, representando a Presidência do TRT da 9ª Região; a procuradora do trabalho Claudia Regina Lovato Franco, representando a chefia do Ministério Público do Trabalho da 2ª Região; e o presidente em exercício do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz Paulo Adib Casseb.

Também prestigiaram o evento os desembargadores aposentados Adalberto Martins e Rafael Edson Pugliese Ribeiro; o desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, vice-corregedor eleito do TRT-15; os desembargadores Claudio Marques da Silva e Rosângela Telles, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; entre outros convidados.

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo