A fachada dos edifícios dos fóruns Ruy Barbosa, da Zona Leste e da Zona Sul ganharam uma nova iluminação em comemoração ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, que acontece no próximo dia 28. A iniciativa faz parte da campanha Abril Verde, promovida pelo Tribunal Superior do Trabalho com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância do tema.
O TRT da 2ª Região também vai fazer publicações no Instagram, com recortes de dois vídeos sobre o assunto que você pode conferir na íntegra no YouTube. Um deles é “Acidente de Trabalho, Garantias e Responsabilidades”, da série Debatendo Direito, sobre a prevenção e o uso correto dos equipamentos individuais de proteção.
Nele, a desembargadora Ivani Contini Bramante responde questões importantes relacionadas ao tema: “Quais os direitos do trabalhador e as responsabilidades do patrão?”; “Quais os tipos de acidente de trabalho?”; “Existe alguma situação em que o empregador não tenha responsabilidade por eventual indenização?”. Confira essas e outras respostas aqui.
Em outro vídeo, a juíza e membro da Comissão de Trabalho Seguro do Regional Laura Rodrigues Benda explica: “O que é doença do trabalho?”. Veja, na íntegra, neste link.
O mês de abril foi escolhido por celebrar o Dia Mundial da Saúde (7) e lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28). Nessa data, um acidente matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. E o verde representa a cor da segurança do trabalho.
Números
Entre 2012 e 2022, foram comunicados 6,7 milhões acidentes de trabalho, com 25,5 mil mortes no Brasil . Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido no âmbito da Iniciativa SmartLab de Trabalho Decente, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o país.
Somente no ano passado, foram 612,9 mil acidentes de trabalho e 2.538 pessoas morreram enquanto exerciam suas funções, aumento de 7% em relação a 2021. Também em 2022, em Alagoas, foram contabilizados 3.395 acidentes de trabalho, sendo 15 mortes. Os números reúnem apenas casos em empregos formais - ou seja, há uma subnotificação.
Com informações do Tribunal Superior do Trabalho (TST)