Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Toyota e trabalhadores de São Bernardo do Campo-SP retomam negociações após audiência realizada no TRT-2

 

Os trabalhadores da fábrica da Toyota de São Bernardo do Campo voltaram ao trabalho na segunda-feira (11). A decisão foi tomada pela manhã em assembleia do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC com os empregados daquela unidade. Eles aceitaram a "cláusula de paz" proposta na audiência de conciliação realizada na sexta-feira (8) no TRT da 2ª Região.

Os trabalhadores da planta de São Bernardo estavam em greve desde o último dia 6. O motivo foi o anúncio feito pela empresa sobre a transferência das operações para outras unidades no interior do estado, localizadas em Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz. O sindicato defende mais diálogo e transparência da Toyota sobre a viabilidade de manter a planta de São Bernardo, além de informações detalhadas sobre o pacote de benefícios oferecido tanto aos que decidirem acompanhar a empresa na mudança como àqueles que optarem por não continuar.

Na audiência do TRT-2, conduzida pelo desembargador vice-presidente Judicial, Valdir Florindo, a Toyota se comprometeu a não descontar os três dias parados e a garantir pelo menos seis meses de emprego aos trabalhadores de São Bernardo, caso retornassem ao trabalho nesta segunda-feira. Assim, as partes retomam as negociações, com prazo de trinta dias estabelecido pela Justiça do Trabalho para nova manifestação no processo.

(DCG 1001060-43.2022.5.02.0000)

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo