Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Seminário do TST contra discriminação racial acontece em 17 e 18/11; participe


Nos próximos dias 17 e 18 de novembro, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) sediará o seminário presencial Simone André Diniz – Justiça, Segurança Pública e Antirracismo. Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube para quem desejar acompanhar a distância.

O evento é uma das recomendações da Corte Interamericana de Direitos Humanos ao Brasil (CIDH), após analisar o caso Simone André Diniz vs. Brasil (Caso 12.001), um dos mais paradigmáticos sobre violações de direitos humanos da mulher negra. Em 1997, ao se candidatar para uma vaga de  doméstica, Simone André Diniz, negra, foi recusada não preencher os requisitos do emprego: ser branca. O episódio gerou, pela primeira vez, a responsabilização do Estado brasileiro por ofensas a direitos em razão de discriminação racial.

Entre os assuntos debatidos no encontro, estão o racismo e o mercado de trabalho, o combate ao racismo estrutural e a construção de políticas em prol da igualdade racial. Haverá ainda depoimento de Simone Diniz. No dia 17 de novembro, o evento terá início às 13h30; no dia 18, às 9h. Confira a programação completa e nomes dos palestrantes aqui. Para se inscrever, acesse este link

Para mais detalhes, acesse a página do TST sobre a iniciativa.

(Com informações do TST)

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo