O TRT da 2ª Região iniciou, na sexta-feira (4/7), o projeto “Circuito Indispensável TRT-2”. A primeira unidade visitada foi o Fórum Trabalhista de Guarulhos-SP, localizado na segunda cidade mais populosa do Estado e considerada grande polo econômico. A iniciativa pretende aproximar a administração do Tribunal das varas do trabalho, buscando compreender melhor os desafios que locais diversos apresentam à prestação jurisdicional. (Veja o álbum de fotos do evento).
A mesa diretora no evento reuniu integrantes da Justiça do Trabalho da 2ª Região, do Executivo e do Legislativo daquele município, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção São Paulo e Guarulhos-SP, do Ministério Público do Trabalho da localidade e do Centro Universitário FIG-Unimesp. Na ocasião, foi apresentado vídeo com dados relativos aos fóruns da circunscrição e às principais demandas trabalhistas da jurisdição, produzido pela Secretaria de Comunicação Social do TRT-2.
“Guarulhos concentra o principal aeroporto do país, indústrias e polos logísticos, em um vibrante setor de serviços, ladeados por um cinturão verde que abastece a capital. Os municípios do chamado Alto Tietê compõem, com características próprias, esse mosaico econômico dinâmico. O Tribunal só pode prestar um bom serviço judicial se compreender essa realidade concreta. E, para isso, nada substitui o diálogo presencial”, afirmou o presidente do TRT-2, desembargador Valdir Florindo.
O dirigente do Regional aproveitou a ocasião para anunciar melhorias para o Fórum Trabalhista de Guarulhos-SP, como a disponibilização de internet wi-fi, instalação de câmeras com tecnologia de reconhecimento facial para reforço da segurança, estudos para ampliação da sala destinada aos advogados e aperfeiçoamento dos elevadores, entre outras.
Em discurso, o magistrado reforçou posicionamento sobre a importância da Justiça do Trabalho, especialmente diante do debate recente que se instalou em torno do Tema 1.389, envolvendo a pejotização. "Proteger direitos é concretizar não somente os valores sociais do trabalho, mas também a livre iniciativa e a concorrência legal. Sabemos que a sociedade, cada vez mais, exige de nós previsibilidade e segurança jurídica", declarou, assegurando que a especializada sempre caminhou nesse sentido. "A Justiça do Trabalho é indispensável ao trabalhador, ao empresário e à sociedade”, concluiu.
O desembargador-presidente, Valdir Florindo, foi homenageado com uma placa entregue pelo representante da OAB Guarulhos-SP, Abner Vidal, em reconhecimento pela trajetória percorrida na advocacia trabalhista e pelo diálogo mantido com a comunidade jurídica. O projeto “Circuito Indispensável TRT-2” prevê visitas a outras localidades que compõem a 2ª Região.
Presenças
Compareceram ao encontro em Guarulhos-SP a corregedora regional do TRT-2, desembargadora Sueli Tomé da Ponte; o ex-presidente do Regional (biênio 2016-2018) desembargador Wilson Fernandes; os juízes auxiliares da Presidência Luís Fernando Feóla, Thomaz Werneck e Gabriel Lopes Coutinho Filho; o diretor do Fórum Trabalhista de Guarulhos-SP, juiz Flávio Antonio Camargo de Laet; e a vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região, juíza Erotilde Ribeiro dos Santos Minharro.
Também estiveram presentes o prefeito de Guarulhos-SP, Lucas Sanches; o presidente da Câmara Municipal, Fausto Miguel Martello; a coordenadora da Procuradoria do Trabalho naquele município, procuradora Gisela Nabuco Majela Sousa; o presidente da OAB Guarulhos-SP, Abner Vidal; o diretor-tesoureiro da OAB São Paulo, Alexandre de Sá Domingues; e o reitor do Centro Universitário FIG-Unimesp, professor Eduardo Gimenes Romero.