Começou nesta quarta (28/5) e vai até sexta-feira (30/5), o Fórum de Governança das Contratações Públicas da Justiça do Trabalho, evento organizado pelo Tribunal.
Com diversas palestras, oficinas e rodas de perguntas, os encontros acontecem no auditório do Fórum Ruy Barbosa nos períodos da manhã e tarde, capacitando gestores, fiscais de contratos, e outros profissionais da área. Acesse o álbum de fotos aqui.
Em pronunciamento inicial, o presidente Valdir Florindo destacou a importância de eventos descentralizados como esse, pois propicia a troca de experiência entre os tribunais e a reflexão sobre dificuldades e soluções de cada órgão na trajetória de fortalecimento de governo. O primeiro fórum do tipo aconteceu em 2024, em Brasília-DF.
"Que possamos nestes três dias de atividades, aprofundar reflexões, estabelecer novas parcerias, inspirar boas práticas e, acima de tudo, reforçar nosso compromisso como a justiça do trabalho cada vez mais eficiente, ética e transparente, orientada pelos mais elevados padrões de gestão pública", afirmou.
Abertura
Além do magistrado, compuseram a mesa de abertura o diretor-geral da administração, Rômulo Borges Araújo; o diretor da coordenação Secretaria de Governança das Contratações e Obras do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e coordenador do Comitê Nacional de Apoio às Contratações de Bens e Serviços de Uso Comum, Silvio Rodrigues Campos; e o secretário de orçamento e finanças do CSJT e coordenador nacional executivo do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira da Justiça do Trabalho, Rodrigo da Costa Lopes.
O início dos trabalhos tratou da gestão de riscos nas contratações, com a participação de Jetro Coutinho, do Tribunal de Contas da União, do servidor do TRT-2 José Américo Zampar Júnior, e Sandro Tomazele, do Tribunal Superior do Trabalho. A mediação foi de Flávia Caroline Amorim, do TRT-19.
ChatJT
Um dos destaques do evento foi a demonstração prática de ferramentas de inteligência artificial aplicadas à gestão de contratos e licitações no workshop sobre Chat-JT conduzido por Sandro Tomazele. A oficina proporcionou aos participantes imersão prática nas funcionalidades da ferramenta, mostrando seu potencial para otimizar não só processos jurídicos, mas também administrativos, com resultados que facilitem a jornada de quem atua na área.
Tomazele enfatizou a versatilidade do Chat-JT, capaz de auxiliar em diversas etapas técnicas das contratações, como a elaboração de justificativas, o detalhamento preciso dos objetos das licitações e até a pesquisa eficiente de preços de mercado, utilizando ferramentas como a Perplexity.
O representante do TST ressaltou a importância do evento por trazer os usos do ChatJT para a área administrativa, destacando a capacidade da ferramenta em simplificar tarefas complexas e reduzir o tempo dedicado a atividades rotineiras. Enfatizou ainda que, embora a área administrativa lide com uma infinidade de temas, atingir ainda mais precisão para a aplicação no dia a dia é uma questão de tempo e de uso.
Programação
Ainda estão previstos para o evento, painéis sobre boas práticas em compras compartilhadas; experiências de sucesso em outros tribunais; uso de inteligência artificial e sistemas próprios nas contratações públicas, entre outros temas. Acesse a programação neste link.