Presidente do TRT-2 recebe Medalha João Ramalho da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo-SP

O desembargador-presidente do TRT da 2ª Região, Valdir Florindo, recebeu, nessa segunda-feira (13/10), a Medalha João Ramalho, honraria concedida pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo-SP a pessoas ou instituições com significativa contribuição à sociedade. A entrega foi feita em sessão solene ocorrida na sede do órgão legislativo (Praça Samuel Sabatini, 50, centro). Na ocasião, também foi exibido o documentário “Entre a lei e a vida: o olhar de um homem justo”, sobre a vida do homenageado. Confira álbum de fotos.

A medalha foi entregue pelo vereador do município Ananias Andrade, autor do texto do decreto legislativo que concedeu o agraciamento. No discurso, o parlamentar mencinou o orgulho de oferecer a medalha “a uma pessoa que escolheu dedicar todo seu esforço, capacidade e conhecimento em cuidar das relações de trabalho em um país como o Brasil, o último a abandonar a escravidão”.

Ao se pronunciar, o presidente do TRT-2 relembrou jornada pessoal, ligada a São Bernardo do Campo-SP, onde se formou e iniciou a vida profissional, mesmo com dificuldades. Homenageou a família, sobretudo a esposa, a arquiteta Débora Rossi Florindo, que fez aniversário na mesma data do evento. E falou sobre o legado que gostaria de deixar. “Ficarei muito feliz se minha modesta história de vida influenciasse positivamente o caminho de algum jovem e tocasse o coração de todos aqueles que enxergam a vida com os olhos do amor”.

Na oportunidade, o magistrado aproveitou também para defender a presença de um ministro trabalhista no Supremo Tribunal Federal, para garantir a reflexão e o espaço para a aplicação do direito do trabalho mais adequado.

Mais homenagens

Em mensagem gravada, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, relembrou o momento em que conheceu Valdir Florindo, quando chegou à direção do sindicato e o viu “se tornar um brilhante advogado”. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos Roberto Caldas registraram mensagens escritas com felicitações.

Moisés Selerges, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, lembrou o histórico de lideranças surgidas na instituição, entre elas o do desembargador Valdir Florindo. “Para nós, do sindicato, essa homenagem não é nenhuma surpresa, pois conhecemos sua trajetória, liderança e competência.”

O advogado trabalhista Cláudio Rodrigues Morales, presidente da Comissão de Relacionamento Institucional com os TRTs da 39ª Subseção da OAB-SP (OAB/SBC), destacou a defesa intransigente que o prestigiado faz da Justiça do Trabalho, sem permitir retrocessos, e sua habilidade como magistrado, que, segundo Morales, o coloca em posição de ocupar posições ainda mais altas nos poderes da República.

Jéssica Kormick, vice-prefeita de São Bernardo do Campo-SP, destacou o histórico do desembargador, marcado pela ética e pelo compromisso com o trabalhador e pela valorização da família.

Thiago Menegaldo, diretor-tesoureiro da OAB/SBC, elogiou o atual mote de Valdir Florindo, de que “a Justiça do Trabalho é indispensável”, sobretudo no momento atual, e a política de portas-abertas do presidente.

O deputado estadual pelo estado de São Paulo Luiz Fernando lembrou que, no final da década de 1970 e no início dos anos 1980, notou que o país estava se transformando quando os primeiros filhos de operários começavam a se formar em direito, sendo Valdir Florindo um desses jovens. Segundo o parlamentar, isso engrandece a história do desembargador, inicialmente em defesa da classe trabalhadora e agora, como defensor da Justiça do Trabalho.

Acesse também a notícia publicada pelo site da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo-SP.

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo