O presidente do TRT da 2ª Região, desembargador Valdir Florindo, prestigiou, na tarde da última quinta-feira (15/5), a posse da nova diretoria da Academia Paulista de Direito do Trabalho (APDT), em São Paulo-SP. Assumiu a presidência da entidade, para o biênio 2025-2027, o advogado e professor universitário Sólon de Almeida Cunha. Veja o álbum de fotos.
Acima, da esq. para dir.: desembargador-presidente Valdir Florindo, desembargadora-presidente do TRT-15,
Ana Paula Pellegrina Lockmann, e presidente empossado da APDT, Sólon Cunha
Em pronunciamento, o desembargador-presidente do TRT-2 saudou a nova diretoria e defendeu a importância da Justiça do Trabalho. Afirmou que esse ramo da Justiça sempre enfrentou crises, “talvez porque lide com a relação mais importante e mais tensa da sociedade, que é a relação capital-trabalho”. E pediu aos integrantes do Corpo Diretivo eleito “a defesa dos fundamentos que sustentam o nosso campo jurídico”.
O presidente Valdir Florindo ressaltou, ainda, que tais fundamentos, “que pareciam consolidados, estão sendo postos à prova”. E finalizou: “Vivemos um tempo que exige coragem intelectual de cada um de nós”.
Acadêmicos da 2ª Região
Fundada em abril de 2013, a criação da Academia Paulista de Direito do Trabalho coincidiu com as comemorações dos 70 anos da CLT, quando seus fundadores sentiram a necessidade de uma instituição acadêmica voltada ao estudo específico do Direito do Trabalho.
Entre seus membros, chamados “acadêmicos”, está o desembargador-presidente do TRT-2, Valdir Florindo, além de outros(as) desembargadores(as) da 2ª Região.