Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Presidente do TRT-2 participa de posse de Corpo Diretivo do TST

Corregedoria


Nessa quinta-feira (13/10), foi realizada a sessão solene de posse do Corpo Diretivo do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília-DF. Na ocasião, foram empossados os ministros Lelio Bentes Corrêa, na Presidência daquela Corte; o ministro Aloysio Corrêa da Veiga, na Vice-Presidência; e a ministra Dora Maria Costa, na Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. Os ministros conduzirão a suprema corte trabalhista no biênio 2022-2024. 

A presidente do TRT da 2ª Região, desembargadora Beatriz de Lima Pereira, prestigiou a ocasião. Também compareceram à posse a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, dentre muitas outras autoridades. Veja aqui a cobertura realizada pelo TST.

Valores democráticos

Em discurso, o presidente Lelio Bentes Corrêa destacou a solidez das instituições e a democracia. Em suas palavras, “não há paz sem justiça e não há justiça sem juízes e juízes independentes, corajosos e comprometidos com os valores democráticos e com a cidadania (…) As pessoas passam, o poder transitório e conjuntural, se esvai. As instituições permanecem”, ressaltou.

Referindo-se a uma realidade cotidiana de muitos trabalhadores, o ministro disse que não há espaço para qualquer forma de assédio, inclusive o eleitoral. Para ele, violar o direito de homens e mulheres de escolherem livremente seus representantes atenta não só contra a lei eleitoral, mas também “fere de morte a Constituição”. Veja mais sobre o discurso do ministro aqui

Despedida

A solenidade foi aberta com manifestação do ministro Emmanoel Pereira, que se despede da Presidência do TST e também da magistratura, pois se aposenta em breve. Na oportunidade, agradeceu a dedicação de todos os colegas, entre eles ministros, juízes, servidores, assessores; afirmou que deixa o posto com a sensação de dever cumprido; e desejou boa sorte aos novos dirigentes. Para o ministro, é também uma alegria saber que a nova gestão “cuidadosamente saberá regar as sementes republicanas que foram plantadas, de modo que frutifiquem em prol da sociedade”. 

Cooperação

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, manifestou disposição da OAB de atuar em cooperação com os tribunais no aprimoramento das relações jurídicas. Para ele, resguardar o Estado Democrático de Direito “exige serenidade e coragem – elementos característicos da OAB e do aguerrido time de magistrados empossados”. 

O profissional afirmou ainda que a advocacia brasileira tem as melhores expectativas em relação à nova direção do TST, dado o “denso e relevante” currículo dos novos gestores, além de acreditar que essa será uma jornada com muitos desafios e de “reafirmação da esperança em um futuro promissor para a Justiça do Trabalho”. 

(Com informações do TST)

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo