Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Prédios do TRT-2 são iluminados de laranja contra exploração sexual de crianças e adolescentes; webinário aborda o tema


Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a ocasião, as principais unidades do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª região irão iluminar seus prédios de laranja. A cor é em alusão ao Maio Laranja, iniciativa que visa aumentar a visibilidade sobre os temas.

Outra ação da Justiça do Trabalho é a realização do webinário “A exploração sexual de crianças e adolescentes sob a perspectiva jurídico-trabalhista: causas e consequências”. As palestras serão apresentadas das 10h às 12 horas, neste dia 18, e poderão ser acessadas no canal da Escola Judicial do TRT-15 (Campinas) e do Tribunal Superior do Trabalho no YouTube. Veja a programação aqui.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa de crianças e adolescentes e de protegê-las de uma das piores formas de trabalho infantil.

Dados alarmantes

De acordo com dados do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 e 5 anos de idade. 

Todos os anos, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no País, e há dados que sugerem que somente 7,5% dos casos chegam a ser denunciados às autoridades, ou seja, esses números podem ser muito maiores.

Denuncie

Caso saiba de algum caso relacionado, as denúncias devem ser feitas pelo Disque 100 ou pelo WhatsApp (61) 99656- 5008. A Polícia Civil e o conselho tutelar de cada município também são canais adequados.

*Com informações do Tribunal Superior do Trabalho (TST)

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo