Com a implantação do Chat-JT, a possibilidade de inovação com uso de inteligência artificial vem sendo uma crescente. Utilizando-se dessa ferramenta e diante da constatação do aumento de 37,56% de recursos de revista interpostos no TRT-2 no ano de 2024, em comparação a 2023, foi criado um grupo de trabalho interno na VPJ (Vice-Presidência Judicial) a fim de otimizar as tarefas de análise da admissibilidade desses recursos, visando desenvolver novos assistentes de IA.
Batizados de e-SAJAR (focado nos pressupostos intrínsecos de admissibilidade dos recursos de revista) e CLARIS (realiza a leitura da petição de embargos de declaração opostos contra decisões de admissibilidade), os assistentes desenvolvidos estão disponíveis para todos os usuários da plataforma Chat-JT desde o último dia 31/3, após terem sido aprovados pela equipe técnica do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
O processo de criação contou com a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de IA e engenharia de prompt, e com dedicação de um grupo de testes formado pelos servidores que atuam na análise da admissibilidade de recursos de revista, composto pelos servidores Rodrigo Cipriano (Sajar) e Renato Marangoni (gabinete do des. Francisco Ferreira Jorge Neto).