Nesta terça-feira (1º/10), o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) deu posse aos(às) novos(as) dirigentes que vão conduzir o maior tribunal trabalhista do país nos próximos dois anos (2024-2026). O Regional também empossou nomes eleitos para a Ouvidoria, Vice-Ouvidoria, Órgão Especial e para o Conselho Consultivo da Escola Judicial, em cerimônia realizada no Sesc 14 Bis, na região central de São Paulo.
Com início às 17h, no Teatro Raul Cortez, a solenidade reuniu centenas de convidados(as), entre representantes do Poder Judiciário, do Poder Executivo, da advocacia, do Ministério Público, integrantes da área jurídica, amigos(as) e familiares das pessoas empossadas. Confira o álbum de fotos. A íntegra do evento pode ser assistida no canal do TRT-2 no YouTube.
No primeiro discurso como presidente, o desembargador Valdir Florindo homenageou os pais, a esposa e os filhos, e lembrou da sua trajetória profissional, com destaque para a atuação na advocacia e no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde permaneceu por 20 anos.
Ainda, ressaltou a importância da conciliação, das negociações coletivas e da Justiça do Trabalho. Em suas palavras, o ramo é “um símbolo de entrega da justiça social" e o direito, quando proveniente de política adequada de proteção, é capaz de produzir “maior remuneração e garantias sociais, resultando em melhor condição de desenvolvimento econômico”.
O magistrado afirmou também que irá ouvir os colegas diante das conjunturas que vão surgir frente à Presidência. “A vida é um desafio e o que ela quer da gente é coragem. Desafio ao trabalho, a ouvir atentamente a todos, à compreensão, às particularidades da jurisdição do Trabalho e de nossa 2ª Região (...) Espero fazer algo que afete positivamente a vida e a saúde dos trabalhadores. Tenho disposição para prosseguir trabalhando e estou aqui para servir e não para ser servido.”
Perfil
Valdir Florindo será o 36º desembargador a ocupar a presidência do TRT-2, que, com cerca de 5,5 mil servidores(as) e 610 magistrados(as), movimenta 22% dos processos trabalhistas do país. Natural de Alvinlândia-SP, é o terceiro filho de uma família de quatro. Seus pais trabalhavam na lavoura e, em meados de 1973, mudaram-se para São Paulo. O magistrado ingressou no TRT-2 em 22 de janeiro de 2003, em vaga destinada à advocacia, e exerceu no órgão cargos como o de vice-presidente judicial (biênio 2020-2022) e presidente da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (biênio 2022-2024).
Solenidade
Encerrando sua gestão e abrindo o evento, a desembargadora Beatriz de Lima Pereira cumprimentou os presentes, saudou os membros do novo Corpo Diretivo e integrantes da mesa, além agradecer a todos(as) que fizeram parte de sua trajetória como dirigente do Tribunal, nominando magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as) que atuaram de forma mais próxima. Durante a fala, lembrou da importância da Justiça do Trabalho e do compromisso permanente em lutar pela defesa da especializada.
“Não me furtei, mesmo nos ambientes mais hostis, de defender nossa competência no sentido literal e nossa competência constitucional. O que está escrito no artigo 114 da Constituição Federal não pode ser inobservado por nenhum meio e por nenhuma outra instância. É o que precisamos repetir respeitosamente, mas incansavelmente, por meio de nossas bem fundamentadas decisões”, afirmou.
Após leitura, juramento e assinatura do termo de posse, o desembargador Valdir Florindo recebeu a medalha de Grão-Mestre da Ordem do Mérito Judiciário entregue pela desembargadora Beatriz de Lima Pereira.
Em seguida, o novo presidente conduziu a posse dos colegas que compõem a atual gestão: desembargador Antero Arantes Martins, na Vice-Presidência Administrativa, desembargador Francisco Ferreira Jorge Neto, na Vice-Presidência Judicial e desembargadora Sueli Tomé da Ponte, na Corregedoria.
Na ocasião foram empossados ainda nos novos cargos a ouvidora, desembargadora Cândida Alves Leão; e a vice-ouvidora, desembargadora Sônia Maria Forster do Amaral.
Assumiram também a diretora da Ejud-2, desembargadora Bianca Bastos; a vice-diretora da escola, desembargadora Regina Aparecida Duarte; e os membros do Conselho Consultivo da escola: desembargador Homero Batista Mateus Silva, desembargadora Catarina von Zuben e os juízes Samuel Angelini Morgero e Marcelo Azevedo Chamone.
Por fim, tomaram posse os membros do Órgão Especial: desembargadora Maria Elizabeth Mostardo Nunes; desembargadora Sonia Maria Lacerda; desembargador Paulo Kim Barbosa; desembargador Paulo Eduardo Vieira de Oliveira; desembargadora Beatriz Helena Miguel Jiacomini; desembargador Ricardo Apostólico Silva; desembargadora Dulce Maria Soler Gomes Rijo; desembargador Flávio Villani Macêdo e desembargadora Catarina von Zuben.
Os(as) empossados(as) receberam saudação da desembargadora Ana Cristina Lobo Petinati, que pontuou, em discurso, a trajetória profissional de cada um dos eleitos(as) para a nova Administração.
Destaque
Encerrando os discursos, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lelio Bentes Corrêa, desejou sucesso aos empossados, lembrou das conquistas da gestão que se encerra e trouxe números que fazem do TRT-2 o maior do país (de janeiro a agosto deste ano, o órgão recebeu 158.650 novos casos, o que representa 22% de todos os processos do Brasil).
Observou também que 60% das ações entradas se referem a verbas rescisórias básicas, o que evidencia o descumprimento reiterado da lei. E destacou que o desafio da nova gestão será aliar a eficiência da produtividade com a efetividade da realização da justiça social.
Saiba mais
Confira alguns momentos da cerimônia no perfil do Tribunal do Instagram. A música do evento ficou a cargo da Camerata da Polícia Militar do Estado de S. Paulo, sob a regência do maestro Ivan Berg Rodrigues.
Relembre, neste texto, a sessão de 1º/8, que elegeu os dirigentes do TRT-2 para o biênio 2024/2026, e o perfil de cada um deles.
Assista também reportagem em vídeo que traz, entre outros, destaques da solenidade e entrevistas com os novos dirigentes.