O TRT da 2ª Região realizou, na tarde da última quinta-feira (7/8), sessão solene de ratificação de posse de Regina Celi Vieira Ferro e Andréa Tertuliano de Oliveira no cargo de desembargadoras do Regional. Conduzida pelo presidente do TRT-2, desembargador Valdir Florindo, a cerimônia contou com a presença de autoridades, familiares e amigos(as) das empossadas e ocorreu no Salão Nobre (20º andar) do Edifício Sede (rua da Consolação, 1.272, São Paulo-SP). Confira a transmissão realizada pelo canal oficial do TRT-2 no YouTube e o álbum de fotos do evento.
Na ocasião, o dirigente do Tribunal falou sobre pejotização, reforçou o papel e a importância da Justiça do Trabalho e deu boas-vindas às novas magistradas: “A posse de novas desembargadoras é sempre um momento de celebração da vitalidade da Justiça do Trabalho. É quando o Tribunal se renova sem perder a memória e se projeta para o futuro recordando-se de sua missão constitucional. Duas biografias distintas as trouxeram até aqui, mas unidas pelo mesmo compromisso de justiça social”, afirmou.
Durante a solenidade, as novas integrantes do 2º grau prestaram o compromisso com o cargo e assinaram o termo de posse. Também receberam a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, que homenageia pessoas e instituições de destaque no ramo do direito ou por relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho.
Pronunciamentos
Nos pronunciamentos, as empossadas agradeceram a presença de familiares, homenagearam colegas de profissão - com quem trabalharam ao longo das carreiras, além de reafirmarem o comprometimento com a promoção da justiça social e a missão institucional de pacificação das relações entre capital e trabalho.
“Agradeço também a esta casa pelos meus 43 anos de trabalho. Lembro-me quando adentrei pela primeira vez a este prédio, aos meus 18 anos para tomar posse como atendente judiciária. E jamais imaginei que trilharia todo este caminho, chegando a ocupar agora o cargo de desembargadora do trabalho [...] Foram entre as paredes deste Regional que cresci, amadureci, aprendi, evoluí, me encontrei profissionalmente e achei a felicidade. [...] Declaro que não abandonarei a luta pela justiça do trabalho, pelas nossas competências e pelos direitos conquistados”, enfatizou a magistrada Regina Celi Vieira Ferro.
A desembargadora Andréa Tertuliano de Oliveira também agradeceu às pessoas presentes e afirmou: “É uma satisfação, um orgulho, um desafio. Como todos sabem, a Justiça do Trabalho é imprescindível para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, promovendo condições justas de trabalho, a contraprestação digna ao labor desempenhado e ambiente de trabalho seguro. [...] Mas também é essencial para as empresas, diminuindo litígios de greve e aplicando as leis com imparcialidade. [...] Farei meus melhores esforços para desempenhar com zelo a função jurisdicional”.
Saiba mais
Além do presidente do TRT-2, desembargador Valdir Florindo, compuseram a mesa diretora da cerimônia o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Sergio Pinto Martins; o presidente da Associação dos Magistrados de Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra-2), juiz Diego Reis Massi; o superintendente regional do Trabalho e Emprego no Estado de São Paulo, Marcus Alves de Mello; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho de São Paulo, Vera Lúcia Carlos; e o representante da OAB de São Paulo, Felipe Meleiro Fernandes.