Leandro Karnal faz palestra no TRT-2: “A pessoa ética é mais feliz”

 

Ética é um dos temas do Ciclo de Integridade, evento que está sendo realizado pela Escola Judicial, Secretaria de Gestão Estratégica e Projetos e Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual do Tribunal do Trabalho da 2ª Região (TRT-2). Complexo e árido na maioria das vezes, o assunto tratado nessa segunda (18/7) na primeira palestra do evento pelo professor e historiador Leandro Karnal foi se tornando simples, palpável e até divertido. Frases do famoso filósofo fizeram o público pensar e rir.

Por quase duas horas, de forma leve e descontraída, Karnal passeou por tópicos como o Código de Ética do TRT-2, o papel do Regional na sociedade, a ética nos encontros virtuais e presenciais entre colegas de trabalho, no serviço público e também na vida. Em meio a acontecimentos importantes da história ou do dia a dia, falou sobre como todos nós somos “perfectíveis”, e não perfeitos, e concluiu que a vida é mais feliz com ética. 

“Um dos benefícios da ética é que a pessoa ética é feliz e a pessoa não ética é ansiosa e preocupada. Vamos pensar nessa palavra do nosso ciclo: integridade. O que é alguém integral? É alguém que não tem máscaras, não tem segundas intenções, não tem cenografia. (...) Se eu for integral, se tiver essa capacidade de ser eu mesmo e ético, não serei surpreendido. (...) É dormir tranquilo. Acordar e não ter medo.”, enfatizou.  

Para ser uma pessoa ética, o professor aconselha a todos a seguir o princípio dos Alcoólicos Anônimos: só hoje. “Só hoje vou reler o meu código de ética, só hoje vou sorrir mesmo para quem não merece, só hoje vou entender que aquela pessoa difícil na minha área está ali para que eu queime carma, só hoje eu vou entender que posso melhorar até a meia noite e amanhã vou tentar de novo”.  

Ao final, Karnal respondeu perguntas do público. Uma delas foi sobre a ética no ambiente virtual. Para ele, existe uma etiqueta que todos têm que atender e se adaptar. Pois, apesar das mudanças, ainda há regras que devem ser seguidas, mesmo que elas sejam diferentes no ambiente da internet. Em resumo: “Lembrar que por trás do computador ou do celular tem um ser humano”. 

Durante a apresentação, o historiador ainda falou de como as atitudes de uma pessoa influenciam em uma instituição e também da importância da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência como base para a ética e transparência no serviço público. Essas cinco palavras formam o famoso acrônimo “Limpe”, conhecido por todos os integrantes do serviço público concursados. 

Também citou a importância do trabalho em equipe: “Ninguém nesta sala ou que nos acompanha na internet é sozinho. Nem a pessoa que exerce o cargo mais alto da pirâmide do poder, nem o mais excelso desembargador ou ministro deste país é sozinho. Todos dependem de várias coisas. O trabalho é absolutamente integrado no sistema maior. O espírito de equipe é entender que toda arca de Noé tem toda espécie de bicho, como este tribunal”. 

A palestra do Leandro Karnal está disponível na página da Ejud-2, no YouTube, por meio deste link. E confira aqui a programação completa do evento. O Código de Ética do TRT-2 pode ser acessado aqui.

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo