Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Justiça do Trabalho proíbe empresa que atua no ramo da construção de praticar assédio eleitoral

 

A Justiça do Trabalho de São Paulo concedeu, nessa quinta-feira (27/10), liminar proibindo a Concreserv Concreto S/A (empresa em recuperação judicial que atua na indústria e construção civil) de realizar qualquer tipo de ação que possa ser qualificada como assédio eleitoral contra seus cerca de mil empregados. Proferida na 72ª Vara do Trabalho de São Paulo, a decisão traz ainda previsão de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho após denúncias, e reúne na petição inicial diversos elementos que comprovaram as atitudes ilegais. Entre eles, prints de imagens com manifestações político-partidárias dos sócios, mencionando uma operação “vira voto”; uso de caminhão da empresa para fins eleitorais; perfil em redes sociais com postagens institucionais da empresa em favor de um político; e até vídeos gravados nas dependências da construtora com “dancinhas”.

Além desses fatos, houve ameaça de dispensa de 30% dos empregados caso o político que desagrada aos sócios da empresa seja eleito no próximo domingo (30/10), entre outros tipos de assédio. Para o juiz do trabalho Natan Mateus Ferreira, a conduta do empregador discrimina os funcionários que pensam de forma contrária e cria um ambiente de pressão.

“É evidente que o trabalhador de baixa renda se sinta em posição de sujeição frente aos sócios de sua empregadora, a ré, empresa com aproximadamente mil empregados, que pode colocá-lo em situação de extrema vulnerabilidade, suprimindo sua fonte de subsistência, ao demiti-lo”, afirmou. 

No processo, a empresa se defendeu negando que houve coação ou “indução” dos votos dos empregados pelos sócios da ré, nem qualquer manifestação verbal ou escrita sobre o pleito eleitoral, ainda que informal. “Logo, não terá qualquer dificuldade em cumprir esta decisão”, concluiu o magistrado. 

A decisão traz um rol de ações que a empresa está proibida de fazer, tais como: realizar manifestações políticas no ambiente laboral ou referência a candidatos em uniformes ou vestimentas; constranger ou orientar pessoas que tenham relação com a organização; e impedir, dificultar ou embaraçar os trabalhadores, no dia da eleição, de exercer o direito ao sufrágio.

(Processo nº 1001495-92.2022.5.02.0072)


Entenda alguns termos usados no texto:

sujeição obediência, submissão
coaçãoameaça
induçãoação, processo ou efeito de induzir

Para tirar dúvidas sobre termos e expressões jurídicas, acesse o nosso glossário.

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo