O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região deu posse, nesta segunda-feira (22), a quatro novos desembargadores, que preencheram vagas deixadas em razão de aposentadoria dos magistrados que ocupavam esses postos. A cerimônia ocorreu no gabinete da Presidência no Ed. Sede (23º andar), em São Paulo, onde o Corpo Diretivo, desembargadores, juízes, membros do Ministério Público, advogados, servidores, familiares e amigos compareceram para prestigiar os novos integrantes do segundo grau do TRT-2.
O juiz Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira, titular da 5ª VT/Cubatão, pelo critério de merecimento, passou a exercer o cargo de desembargador do trabalho do TRT da 2ª Região em lugar da juíza Maria Cristina Fisch; a juíza Maria Cristina Xavier Ramos di Lascio, titular da 4ª VT/São Bernardo do Campo, pelo critério de antiguidade, assumiu vaga deixada pela juíza Silvia Regina Pondé Galvão Devonald; a juíza Sueli Tomé da Ponte, titular da 2ª VT/Carapicuíba, pelo critério de merecimento, tornou-se desembargadora do trabalho em função da aposentadoria do juiz José Eduardo Olivé Malhadas; e o juiz Daniel de Paula Guimarães, titular da 2ª VT/Mogi das Cruzes, pelo critério de antiguidade, passou a exercer o cargo de desembargador do TRT da 2ª Região em vaga decorrente da aposentadoria da juíza Regina Maria Vasconcelos Dubugras. (Os novos desembargadores, durante a cerimônia, na imagem abaixo).
A presidente do TRT-2, desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, destacou a importância dessas nomeações. “O TRT da 2ª Região, sendo o maior tribunal trabalhista do país, necessita ter seu quadro completo, pois, dessa forma, a prestação jurisdicional é mais rápida e pode-se contar com juízes que efetivamente são destinados a julgar em segundo grau”.
A solenidade teve início com a leitura do termo de posse coletivo, seguiu com o juramento feito pelos novos desembargadores e a assinatura do termo de posse. Foi realizada, na sequência, a entrega da comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho aos novos membros da Corte, que assinaram os termos de outorga e foram condecorados pelos integrantes do Corpo Diretivo da instituição.
O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Amatra-2), juiz Farley Roberto Rodrigues de Carvalho Ferreira, ressaltou que “esta posse representa uma vitória, pois os cargos estavam vagos havia muito tempo”. E lembrou que esses quatro magistrados poderão desempenhar ainda melhor sua função e contribuir cada vez mais pela busca da missão de equilíbrio entre capital e trabalho no país.
Os desembargadores empossados fizeram, então, suas saudações, agradecendo a todos que contribuíram para que atingissem o posto mais alto na carreira. A presidente do TRT-2, desembargadora Rilma Hemetério, encerrou a solenidade dando as boas-vindas aos novos desembargadores e destacou que o “momento é de inconsistências vividas pela Justiça do Trabalho, por isso, estaremos juntos para um bom combate”.
Clique a imagem acima para ver o álbum de fotos do evento.
Texto: Agnes Augusto; Fotos: Diego Dantas – Secom/TRT-2