Juiz Amauri Mascaro Nascimento é homenageado e dá nome ao auditório do Fórum Ruy Barbosa


Uma tarde de reconhecimentos, memórias e emoção marcou a cerimônia em deferência ao professor, jurista e juiz aposentado do TRT da 2ª Região Amauri Mascaro Nascimento. Magistrados(as), servidores(as), advogados(as), autoridades, familiares e demais convidados(as) estiveram nessa terça-feira (19/8) no Fórum Ruy Barbosa, na Barra Funda, para acompanhar a solenidade de inauguração do auditório do 1º subsolo, que passou a se chamar Auditório Juiz Amauri Mascaro Nascimento. Veja o álbum de fotos do evento.

O presidente do TRT da 2ª Região, desembargador Valdir Florindo, anfitrião e idealizador do tributo, afirmou: “Vocês não imaginam a minha alegria e a minha honra em inaugurar este auditório. É um momento com o mestre”. Ele relembrou histórias que ligaram sua vida de estudante e como profissional à do professor Amauri Mascaro Nascimento e afirmou que o homenageado é uma das figuras mais representativas do direito do trabalho do século 20.

Sobre a importância do juiz, o dirigente destacou que o colega Amauri viveu com simplicidade, formando uma geração de juristas. “Foi um dos maiores talentos jurídicos laborais que o Brasil já produziu”. Pontuou, ainda, que o professor faz muita falta, especialmente em momentos turbulentos como o que a Justiça do Trabalho enfrenta atualmente. Acredita que, se questionado, o “mestre” diria que o direito do trabalho é instrumento de civilização e que a Justiça do Trabalho é indispensável.

A desembargadora Sônia Aparecida Costa Mascaro Nascimento, filha do jurista, agradeceu ao presidente do Regional pela deferência e rememorou trechos da vida pessoal do pai. “Eu só posso agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de ser filha dele”, disse. “Meu pai viveu para a família e para o direito, e investiu na nossa educação como quem planta o futuro”, destacou. “Foi uma voz muito respeitada”.

Memória

O evento teve exibição de vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação Social do TRT-2, com passagens que relembram a carreira do jurista, falecido em 2014. Também foi inaugurada a exposição "Amauri Mascaro Nascimento: as muitas faces de um mestre", no saguão de entrada do auditório, com objetos pessoais do juiz aposentado. 

Na ocasião, o presidente do Regional convidou os(as) presentes a enviar memórias que tenham do jurista, para integrar o acervo do TRT-2 (leia mais sobre a iniciativa). Ao final, foram descerradas placas com nome e ilustração de Amauri Mascaro Nascimento no palco e na entrada do auditório.

Mais palavras

O desembargador Armando Augusto Pinheiro Pires, coordenador do Comitê de Documentação e Memória do TRT-2, discorreu sobre o histórico do projeto e o papel do grupo no trabalho. “Esta cerimônia carrega consigo não apenas o gesto de homenagem e de saudade, mas também o compromisso com a preservação da história e da memória institucional deste Tribunal”, declarou. “As boas obras em vida não se apagam”.

O ministro Aloysio Corrêa da Veiga, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), impossibilitado de comparecer por questões de agenda, enviou uma mensagem em vídeo, exibida na solenidade. “Faltava o reconhecimento, a imortalização de Amauri Mascaro Nascimento neste cenário tão importante que é o do direito do trabalho no Brasil”, ressaltou. “Trata-se de alguém que mudou a história e contribuiu para a formação do direito do trabalho no país. Sua imortalidade há de ser reverenciada”.

Participação

Vale ressaltar que, em respeito à comunidade surda, o evento contou com tradução na Língua Brasileira de Sinais. Após a cerimônia, os(as) convidados(as) foram recebidos com um coquetel no saguão externo, onde houve apresentação musical.

Entre as autoridades presentes estiveram integrantes do Corpo Diretivo do TRT da 2ª Região, magistrados(as) e servidores(as) do órgão, representantes do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, do TRT da 15ª Região, do Ministério Público do Trabalho em São Paulo, do prefeito da capital, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo, entre outros(as) convidados(as).

Íntegra da cerimônia disponível

Caso não tenha comparecido ou se esteve lá, mas quiser recordar da ocasião, a íntegra da cerimônia está disponível no canal do TRT-2 no YouTube - ou clique aqui para abrir diretamente o vídeo. Aproveite e inscreva-se no canal, para não perder os vídeos do TRT-2. 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo