Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Jovens com deficiência concluem período de aprendizagem no TRT-2

 

Após três anos de muito aprendizado e amizades, terminou o contrato de seis jovens aprendizes com o TRT da 2ª Região. O projeto é uma parceria do Tribunal com o Instituto Jô Clemente, antiga Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo (Apae-SP). O objetivo é facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Outros seis jovens terão a oportunidade de atuar no Regional a partir de agora.

Para a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, presidente do TRT-2 à época em que a iniciativa teve início, as contratações foram uma ação importante para a criação de uma cultura inclusiva. "Foi uma experiência surpreendente e um passo muito representativo", comentou, durante encontro de encerramento das atividades da primeira turma de aprendizes. Emocionada, ela comentou: "No fundo, acredito que nós nos enriquecemos mais do que eles".

"Tivemos aqui um belíssimo trabalho de emprego apoiado, para inserção dos aprendizes no mercado de trabalho", afirmou o desembargador Álvaro Alves Nôga, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal, também presente no encontro de despedida.

Experiência marcante

"Foi uma oportunidade incrível, gostei muito de trabalhar no Tribunal. Vou levar para a vida toda esse aprendizado", contou o aprendiz Caio André Marques Nascimento Silva, que atuou na Secretaria de Comunicação Social (Secom). Para os jovens que iniciam agora, ele aconselha: "Aproveite essa oportunidade única. O Tribunal é um lugar muito bom, que vai te ensinar muitas coisas. Vou sentir falta do trabalho e das pessoas".

Os jovens da primeira turma atuaram em áreas administrativas do Tribunal, como a Presidência; a Diretoria Geral da Administração; a Secretaria de Gestão de Pessoas; a Secretaria de Comunicação Social; a Coordenadoria de Gestão de Arquivo; e a Seção de Acessibilidade e Inclusão.

Os novos aprendizes iniciaram as atividades nesta terça-feira (1º/2). Eles irão atuar na Secretaria de Infraestrutura, Logística e Administração Predial; Secretaria de Gestão de Pessoas; Seção de Acessibilidade e Inclusão; Coordenadoria de Gestão Documental (dois aprendizes); e Secretaria do Centro Integrado de Apoio Operacional.

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo