Homenagem marca inauguração das novas instalações do Fórum de Itapecerica da Serra-SP

Na presença de magistrados(as), servidores(as), autoridades locais e público em geral, o TRT da 2ª Região inaugurou, na sexta-feira (10/10), o novo prédio do Fórum Trabalhista de Itapecerica da Serra-SP (Fórum Lillian Daisy Adilis Ottobrini Costa), na rua Recife, 15, Parque Paraíso. As duas varas do trabalho da comarca passam a funcionar na nova instalação, que teve projeto focado em funcionalidade, sustentabilidade, acessibilidade e redução de custos operacionais.

A solenidade também representou mais uma edição do projeto "Pontos de Memória", prestigiando a magistrada aposentada Lillian Daisy Adilis Ottobrini Costa, falecida em 2022, que dá nome ao prédio. É o primeiro ponto de memória dedicado a uma mulher na jurisdição do TRT-2. 

Durante a cerimônia, o presidente Valdir Florindo destacou alguns aspectos positivos das novas instalações, como adequações de espaço e melhor estrutura tecnológica e de segurança. Também ressaltou o fácil acesso a transporte público e a existência de variada rede privada de comércios e serviços no entorno. “Tudo isso faz parte de uma concepção moderna de administração pública. Mais eficiente, mais inclusiva e com foco real na entrega de serviços à população. Este prédio não é apenas novo, ele é necessário, oportuno e coerente com o momento em que vivemos e com a Justiça do Trabalho que buscamos construir”, completou.

Homenagem

A placa de inauguração do fórum foi descerrada pelo presidente do Regional e pela juíza-diretora da unidade, juíza Alcina Maria Fonseca Beres, representando a Diretoria da unidade. Em seguida, foi descerrado quadro com a biografia da magistrada Lillian Daisy Adilis Ottobrini Costa. O ato contou ainda, com a participação do desembargador Armando Augusto Pinheiro Pires, coordenador do Comitê de Documentação e Memória da 2ª Região, e de Adilis Ottobrini Costa Sucena, filha da homenageada.

O dirigente do Regional lembrou a primeira audiência presidida pela agraciada em 1979, que simbolizou, além do início de uma jurisdição, também a abertura de novos caminhos. “Ao dar o seu nome a este fórum, reconhecemos, sim, sua carreira, que foi marcante e significativa [...]. Também celebramos sua forma de exercer a magistratura. Com coragem, compromisso humano e olhar atento para a realidade das pessoas”, pontuou.

Emocionada, a filha Adilis Ottobrini Costa Sucena agradeceu a deferência e destacou que a mãe foi desbravadora e decidiu ser juíza em um tempo em que mulher ficava em casa, ou, no máximo, tornava-se professora primária. “Ela abriu muitos caminhos para nós, mulheres, no campo do trabalho. Sinto-me, como filha dela, muito honrada de aqui estar, de ver tudo isso em nome dela. Muita gratidão e muito orgulho”, concluiu.

Saiba mais

Também participaram da solenidade o assessor especial da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Itapecerica da Serra, Yan Marx Kaizer dos Santos, representando a Prefeitura de Itapecerica-SP; o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 2ª Região, juiz Diego Reis Massi; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 2ª Região, Vera Lúcia Carlos; o conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil-SP, Gesson Nilton Gomes da Silva, representando o presidente da seccional.

Confira o álbum de fotos do evento.

Memória institucional

Funcionando desde agosto de 2024, o projeto “Pontos de Memória” visa divulgar histórias de vida e contribuições de pessoas com aposição de quadro com foto e texto com a biografia do(a) homenageado(a) próxima ao acesso e/ou placa de inauguração de cada ambiente. De acordo com o desembargador Augusto Pinheiro Pires, a ideia é resgatar e divulgar a memória institucional do órgão, fortalecer o sentimento de pertencimento da nossa comunidade e homenagear o legado daqueles que a construíram. 

A cada trimestre, um novo ponto de memória será inaugurado, contemplando diferentes salas e fóruns da jurisdição do TRT-2. Confira aqui as informações sobre a inauguração do projeto

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo