Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Compartilhamento de boas práticas aprimora desempenho de varas do trabalho da 2ª Região

 

A partir de 10 de março e até 8 de abril, mais três unidades judiciárias de 1º grau participarão do Programa de Mentoria de Vara do Trabalho do TRT da 2ª Região. Desta vez, serão a 1ª VT/Santos, a 25ª VT/SP e a 3ª VT/Barueri, indicadas pela Corregedoria, que também designou os mentores responsáveis por atuar em cada um desses locais (detalhes no Provimento CR nº 2/2022).

O Programa de Mentoria de Vara do Trabalho foi inspirado no TRT da 1ª Região e criado no TRT-2 em agosto de 2021 (Provimento CR nº 4/2021). O intuito é melhorar o desempenho das unidades judiciárias de 1º grau do Regional. A ação prevê o aprimoramento dos processos de trabalho e da capacitação de servidores por meio do compartilhamento de boas práticas, visando a efetividade da prestação jurisdicional.

Para cada vara, a Corregedoria designa um mentor (diretor de outra vara), que fica incumbido de analisar o cenário, fornecer sugestões e indicar um caminho a ser colocado em prática pela equipe.

De setembro a novembro do ano passado, cinco varas do trabalho participaram da iniciativa. A escolha das áreas levou em conta, entre outros fatores, a posição que ocupavam no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest). O ranking reúne indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho. A experiência rendeu ótimos frutos, tanto no âmbito profissional como no pessoal.

Atuação prática

Uma das unidades que fizeram parte do início do Programa de Mentoria foi a 2ª VT/Diadema, que ocupava a posição 208ª no Igest antes de iniciar a participação. A equipe recebeu o mentor Lincon Mário Grigoleto, diretor da 1ª VT/Suzano e, em 30 dias, saltou para a 171ª colocação no ranking. Atualmente, a vara não tem tarefas em atraso nem grande quantidade de serviços represados nas pastas do PJe.

Segundo o juiz substituto Rodrigo Acuio, da vara que recebeu a mentoria, os servidores estão mais confiantes. "Embora a estrutura interna da secretaria seja a mesma, o trabalho foi otimizado, as petições são despachadas no mesmo dia e qualquer situação mais simples é resolvida de imediato com os recursos do PJe”.

Outra vara que se beneficiou do projeto foi a 1ª VT/Osasco. Segundo o diretor Paulo M. Valário (13ª VT/ZS), escolhido como mentor, esse foi um grande desafio. “Por se tratar de um projeto novo, em que um colega adentra à secretaria para dar sugestões, foi necessário vencer a desconfiança inicial”. O plano de trabalho previu a execução de algumas tarefas em mutirão e outras foram redistribuídas, para que todos pudessem produzir com mais eficiência.

O juiz titular Gabriel Lopes Coutinho Filho, da vara que recebeu o mentor, classificou o programa como uma das melhores iniciativas sobre o tema já vivenciadas por ele e recomendou a participação de todos os colegas magistrados e servidores do Regional.

O Programa de Mentoria de Vara do Trabalho da 2ª Região segue aberto para inscrições de outras unidades interessadas em participar. 

 

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo