Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Cejusc Guarulhos registra mais de 1300 conciliações por videoconferência no primeiro semestre de 2021

NUPEMEC


O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de Guarulhos-SP registrou, no primeiro semestre de 2021, o total de 1.383 audiências conciliatórias por videoconferência.

A modalidade virtual é utilizada desde maio de 2020 por todas as unidades do Cejusc do TRT da 2ª Região, como forma de adaptação às restrições de isolamento impostas pela pandemia de covid-19.

Em Guarulhos, o destaque conciliatório vai para as sessões envolvendo a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Suzano e a TAM Linhas Aéreas S.A.

Com relação ao hospital, foram realizadas audiências em processos que estavam parados por falta de pagamento. Das mais de 63 sessões ocorridas, 34 resultaram em acordos, um índice de 54%. Em um desses casos, depois de duas sessões de conciliação, chegou-se a uma composição no valor de R$ 1,6 milhão, que pôs fim a uma disputa de quase vinte e sete anos.

Já a empresa TAM Linhas Aéreas S.A., desde que reformulou sua política de conciliação, vem celebrando diversos acordos. Até o momento, o Cejusc de Guarulhos contabilizou 55% de conciliações frutíferas: foram 53 audiências, sendo 29 conciliações, uma delas no valor de R$ 1,1 milhão. 

Em razão da pandemia, houve considerável acréscimo de demanda no Cejusc de Guarulhos e o centro está trabalhando com capacidade máxima para supri-la. Para o magistrado responsável, Eduardo de Paula Vieira, apesar dos desafios decorrentes da adoção de novas ferramentas de comunicação, a unidade vem obtendo excelentes resultados com a fundamental cooperação das partes.

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo