Logomarca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Boletos, precatórios e e-mails falsos: conheça alguns golpes praticados em nome do TRT-2


O avanço da internet e das novas tecnologias facilitaram a comunicação, mas também aumentaram as tentativas de fraude aplicadas por estelionatários.

Na 2ª Região, existem relatos de pessoas que recebem boletos ou duplicatas em nome do Regional sob o pretexto de que, pagando o documento, terão direito a suposto valor retido em processo (veja aqui).

Outras vezes, os golpistas se passam por advogados ou representantes da Justiça do Trabalho e solicitam depósitos ou transferências para fazer a tal liberação ou até mesmo para repassar falso precatório oriundo do Plano Collor (confira aqui e aqui). 

Há também uma outra estratégia mais recente que envia e-mails com dados utilizados pelo serviço de acompanhamento processual do Processo Judicial Eletrônico. As mensagens, na verdade, visam obter informações confidenciais e infectar o computador do destinatário (relembre aqui). 

Lembre-se de que o TRT-2 nunca exige adiantamentos para desbloquear quantias de processo. Se desconfiar da autenticidade de uma mensagem, apague-a. Na dúvida, entre em contato com seu advogado, a secretaria da vara em que tramita o processo ou busque ajuda na central telefônica Service Desk pelo número (11) 2898-3443.

Voltar
Atualizado por Secretaria de Comunicação Social (secom@trtsp.jus.br)
Rolar para o topo